Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 05:07

Geral

Pesquisa busca localizar petróleo e gás natural no Extremo Oeste

Publicado em 12/01/2017 ás10:30

Kelly Figueiró/Divulgação

Foto: Kelly Figueiró/Divulgação

A frota com 10 caminhões vibradores está na região Extremo Oeste para a pesquisa. Nesta quarta-feira, 12, os equipamentos ficaram concentrados na BR-163, nas Linhas Derrubada e Santo Antonio, em São José do Cedro.

Eles estiveram há duas semanas concentrados nas proximidades do trevo de Idamar, na BR-163, em Dionísio Cerqueira e Barracão, para o mesmo procedimento.

Os veículos são de uma empresa contratada pela Agência Nacional do Petróleo para realização da pesquisa sísmica na região.

A intenção é conhecer as camadas de rochas existentes embaixo da terra. Para coletar os dados, usam-se caminhões vibradores que possuem equipamentos especiais capazes de gerar ondas sonoras que penetram no subsolo.

Essas ondas geram imagens parecidas com um ultrassom. A pesquisa possibilita avaliar se a configuração geológica é favorável à geração de petróleo ou de gás natural e não é nociva ao meio ambiente. Porém, a pesquisa sísmica não é suficiente. Somente a perfuração de poços é capaz de comprovar a existência de petróleo.

Assim que o trabalho de coleta de dados encerrar, as informações serão processadas e entregues à empresa ANP até o segundo semestre de 2017.

O pedido é que os motoristas que trafegam na região tenham cautela, porque os caminhões bloqueiam o trecho durante os trabalhos, gerando filas de congestionamento.

Fonte: Kelly Figueiró/Portal Peperi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X