Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 17:28

Estado

STJ acolhe recursos contra ex-governador de Santa Catarina

Publicado em 26/01/2017 ás20:00

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu dois recursos especiais interpostos pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e reafirmou a legitimidade do Estado de Santa Catarina, como pessoa jurídica interessada, para propor ação de improbidade administrativa contra ex-Governador.

Os recursos foram interpostos pela Coordenadoria de Recursos Cíveis (CRCível) contra decisões do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que determinaram o arquivamento de ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo Estado de Santa Catarina contra o ex-governador Paulo Afonso Vieira. Com a decisão do STJ, o TJSC agora deverá analisar o mérito das ações.

Em primeira instância, o ex-Governador havia sido condenado, em uma das ações, à suspensão dos direitos políticos, perda de sua função pública, proibição de obter benefícios do poder público, multa de 100 vezes sua remuneração à época dos fatos e cassação de sua pensão de ex-Governador; na outra, à suspensão dos direitos políticos por três anos e pagamento de multa de 50 vezes a remuneração que recebia pelo exercício do cargo.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), porém, determinou o arquivamento de ambas as ações de improbidade administrativa, ao argumento de que o Estado só poderia ajuizar ação buscando o ressarcimento do erário.

Ocorre que, conforme argumentou a CRCível nos recursos, a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92) estabelece competências concorrentes entre o Ministério Público e a pessoa jurídica de direito público interessada "no caso, o Estado de Santa Catarina", e em nenhum momento faz qualquer previsão de que, em certas hipóteses, apenas um deles estaria legitimado para ajuizar a ação.

"A Lei não estabelece diferenças entre a natureza das sanções previstas na Lei n. 8.429/92 para, então, dispor que algumas delas só podem ser buscadas em ações propostas por um ou outro dos legitimados concorrentes", ressalta o MPSC, amparado pela jurisprudência dominante do STF e em julgados do próprio TJSC.

Os recursos do MPSC foram acolhidos pelo STJ. Um deles, por decisão monocrática do Ministro Herman Benjamin. O outro, por decisão unânime da Segunda Turma do STJ. As decisões determinando o regular trâmite das ações civis públicas transitaram em julgado, e agora os autos deverão retornar ao TJSC para o julgamento de mérito.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X