Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 18:29

Luzerna

Alunos do SENAI Luzerna participam da Batalha de Robótica

Publicado em 17/04/2017 ás14:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Estudantes do curso de Iniciação Profissional do SENAI Luzerna, participaram de um desafio lúdico e criativo no último dia 07 de abril. Conhecida como Batalha Sumô de Robótica, alunos do curso, entre 14 e 17 anos, tiveram que construir seus próprios robôs para a batalha.

Conforme Samuel Bahu Rovea, que é professor do curso técnico de Automação Industrial e do curso de instalação elétrica de Eletrotécnica em Luzerna e Campos Novos, a tarefa englobou atividades na parte de robótica leve, programação em arduino, instalação elétricas industriais e prediais e automação. “Os alunos tiveram que pensar na lógica de programação para tirar o oponente do ringue, montar o robô e pensaram na estrutura que erga o outro robô, com tração e força. Além disso os robôs, construídos em Lego, tiveram que desenvolver a criatividade e também desenvolve o processo industrial e trabalhar em equipe”, explicou.

Os alunos foram divididos em quatro grupos e o vencedor foi o que utilizou a melhor estratégia e programação. A equipe campeã foi a Gambi4Play e a segunda colocada LeleBolt.

“Este curso tem o intuito em despertar nos alunos o interesse por cursos que são oferecidos pela instituição de ensino, e dar um gostinho em diversas situações do que se aprende em nos cursos técnicos, já que é nesta fase que inicia a busca por que profissão escolher. Queremos encaminhar o aluno ensino médio a querer saber o que fazer e qual curso técnico seguir e após a conclusão do ensino médio já começar a trabalhar na área que gosta”, ressaltou o professor.

De acordo com a diretora das Unidades FIESC – SENAI do Meio Oeste, Silvana Meneghini, os cursos de iniciação foram elaborados pensando em oportunizar aos alunos experiências diferenciadas no contraturno escolar. “As aulas acontecem uma ou duas vezes na semana. Essa turma, é fruto de parceria entre a Prefeitura Ibicaré e alunos da própria comunidade que buscam uma atividade lúdica diferente, com conceitos de elétrica e automação, já que possui uma fundamentação teórica mais leve e divertida”, conta. “Essa modalidade de curso é uma porta de entrada para a profissionalização e garante muitas oportunidades de aprendizagem e técnica, já que também pode despertar o gosto do aluno pelas atividades, e nesta fase descobrir a profissão que gostaria de seguir, e vir a ser um aluno de algum dos cursos técnicos do SENAI”, completou.

Fonte: Paula Patussi/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X