Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 05:12

Geral

Radar Oeste começa a ser instalado em Chapecó

Publicado em 10/05/2017 ás08:27

Clair Bazi / Defesa Civil SC

Foto: Clair Bazi / Defesa Civil SC

Em pouco mais de uma semana, a antena do Radar Meteorológico Oeste em Chapecó e o o radome - bola branca em cima da torre - foram instalados. O trabalho realizado por técnicos do Brasil, Alemanha e Irã terminou nesta segunda-feira (8). Assim que as peças chegaram na sede do radar no Loteamento Desbravador em Chapecó, no dia 28 de abril, os profissionais começaram a montagem.  A próxima etapa será dentro do prédio para equipar o aparelho.

O coordenador Regional da Defesa Civil de SC, Clair Bazi, acompanha o trabalho de perto no local e explica. "Lá de cima da antena várias guias de onda (fios) descem até a sala de controle para se conectar aos processadores. Na sala de controle ficam os painéis de controle para processar as imagens que o radar vai captar e enviar aos monitores", comenta. A leitura das imagens nos monitores será feita por profissionais em Florianópolis.

Para que as imagens possam ser acessadas, é necessário internet. Por isso, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) trabalha nas ruas de Chapecó para levar cabos de fibra óptica. São 12 quilômetros de expansão na rede óptica do Estado até o local. Além da internet, a rede de energia elétrica também é estendida pela Celesc. Junto a esse conjunto de ações, operários trabalham na obra da torre do radar.

O investimento do governo do Estado é de R$ 2,3 milhões na obra e R$ 10,4 milhões no Radar meteorológico. Quando estiver pronto para operar, o equipamento vai alcançar um raio de 200 quilômetros, cobrindo cerca de 42% do território catarinense. Junto com os radares do Vale (Lontras) e Sul (móvel) Santa Catarina terá 100% de cobertura por radares meteorológicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X