Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:24

Geral

Semana do MEI: Informações para formalizar negócios

Publicado em 10/05/2017 ás14:10

Procura é grande

Foto: Procura é grande

A procura sobre informações de como se tornar um microempreendedor individual tem levado muitas pessoas a Coordenadoria Regional de Joaçaba e a Agência em Caçador. São pessoas que querem abrir seus negócios, mas não sabem como fazê-lo, por isso o Sebrae/SC promove anualmente a Semana do MEI que tem a programação voltada aos trabalhadores que pretendem formalizar os seus negócios e aos microempreendedores individuais, com atendimento totalmente gratuito.

Um exemplo é o casal Claiton Santos e Tais Ribeiro. Eles moram no bairro João Pires em Joaçaba e acalentam há muitos anos o sonho de abrir uma loja de roupas. O que os impedia até então era a alta taxa tributária. Tais destacou que achou vantajoso ser uma microempreendedora. “As taxas são pequenas e não há tanta burocracia para abrir a empresa”.

A mesma opinião tem o casal de Catanduvas, Sandra Corrêa e Jean Begnini. O projeto deles é abrir um salão de beleza. “Acompanhando a mídia soubemos que é uma das atividades que mais tem se formalizado, então decidimos que agora chegou a nossa vez, queremos o nosso negócio, mas tudo dentro da lei e sem aquela burocracia que fazia a gente desistir na metade do caminho”.

Os atendimentos em Joaçaba seguem até sexta-feira, das 8h30 às 18 horas sem fechar ao meio dia. Em Caçador segue também até sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 18 horas, com uma hora a mais de atendimento caso as pessoas precisarem de mais informações e orientações.

A coordenadora regional do Sebrae Meio-Oeste Sueli Bernardi, lembra aos microempreendedores a importância de formalizar seus negócios e também de participar das palestras e oficinas onde obterão conhecimento tendo uma nova visão sobre finanças e mercado. Ela destaca também a oportunidade que o MEI terá de fazer a declaração anual com todo o apoio da equipe do Sebrae/SC. “Todos os anos, além da declaração de rendimentos de pessoa física, que deverá ser entregue caso a renda alcance os valores determinados, os microempreendedores individuais têm uma obrigação extra que é fazer a declaração anual simplificada (DASN-SIMEI) que deve ser enviada até o dia 31 deste mês”.

Oficinas e palestras

Além do atendimento, o Sebrae também está promovendo oficinas para os microempreendedores formalizados. Em Herval d’ Oeste foram realizadas duas oficinas em parceria com ao CDL: SEI Planejar com o instrutor credenciado junto ao Sebrae Ricardo Klein e SEI Empreender com a consultora Traute Limberger. Em Ipira, em parceria com a Prefeitura, a oficina SEI Vender com o instrutor Euler Garcia e em Luzerna também em parceria com a Prefeitura a oficina SEI Vender com a consultora Traute Limberger.

Duas palestras também fazem parte da programação. Dia 11 às 14 horas no auditório de Caçador com o tema “Orientações da Vigilância Sanitária para bem atender seu cliente. E também dia 11 às 19 horas no auditório do Sebrae em Joacaba como o tema “Gestão de finanças pessoais”.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X