Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 17:50

Geral

Ponte Hercílio Luz completa 91 anos em meio a reformas

Publicado em 13/05/2017 ás11:00

Julio Cavalheiro/Secom

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O aniversário de 91 anos da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, é comemorado neste sábado (13), em meio ao cenário de obras avançadas para a completa restauração do famoso cartão postal catarinense. São diferentes frentes de trabalho em andamento para garantir a reabertura da ponte em 2018.

O engenheiro fiscal da obra da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallévy, explica que as equipes trabalham no reforço de todas as fundações para preparar a obra para receber o peso extra da estrutura provisória que vai sustentar as barras de olhal, para que estas barras possam ser trocadas em uma etapa mais adiante. E, paralelamente, trabalham na montagem dessa nova estrutura provisória, que já ganha forma.

“Estamos avançando visivelmente na construção da estrutura que fará o suporte temporário das barras de olhal. O governo está cumprindo religiosamente os pagamentos e isso cria uma sinergia e uma confiança muito grande em toda a equipe envolvida na restauração. Todos estão imbuídos da missão de entregar a ponte para a população de Santa Catarina em 2018”, destaca.

Antes da troca das barras de olhal, no entanto, será necessária uma nova operação para transferência de carga da ponte para a estrutura construída abaixo da obra, a chamada ponte segura. Será um trabalho semelhante ao realizado em fevereiro deste ano, quando foram transferidos 20% de carga da ponte. O procedimento foi executado com sucesso em uma ação de quatro horas, entre a noite do dia 11 e a madrugada do dia 12.

Agora, serão transferidos os 80% restantes. Como será uma operação de maior porte, estão previstos entre 10 e 12 dias de trabalho, a partir da data inicial de 2 de outubro, explica o engenheiro Wenceslau Diotallévy. “Vamos repetir todas as operações que foram feitas na primeira ação, envolvendo diferentes órgãos, como a equipe da Defesa Civil e profissionais da segurança pública”, acrescenta.

A empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte, é a responsável pelo atual ciclo das obras de restauração. A ordem de serviço para os trabalhos foi assinada em abril de 2016, com prazo de execução previsto em 30 meses, o que aponta a conclusão das obras no segundo semestre de 2018. Quando reaberta, terá duas vias para receber veículos e espaço para ciclistas e pedestres.

A construção - A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi inaugurada há 91 anos, no dia 13 de maio de 1926. Mas, antes disso, foram três anos e meio de trabalho. A ponte foi construída entre novembro de 1922 e maio de 1926 pela empresa americana Byington & Sundstrom.

Ponte da Independência vira Ponte Hercílio Luz - A ideia inicial era nomear a estrutura como Ponte da Independência. Mas optou-se por Hercílio Luz em homenagem ao governador de Santa Catarina, que foi um dos responsáveis pela idealização da ponte, mas não conseguiu ver a obra pronta. Quando ainda era governador, em meados de 1924, a saúde de Hercílio Luz estava profundamente debilitada. Diante da situação, foi organizada uma cerimônia de inauguração simbólica da ponte, em 8 de outubro de 1924, antes dos trabalhos serem concluídos. Em 20 de outubro daquele mesmo ano, 12 dias após o ato simbólico, Hercílio Luz faleceu.

Um gigante de aço - A Ponte Hercílio Luz tem extensão de 821 metros, sendo formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros; da Ilha, com 259 metros; e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros. A altura das torres principais é de 74,21 metros. A altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros. A estrutura de aço tem o peso aproximado de 5 mil toneladas.

Tombamentos - Em 4 de agosto de 1992, a Ponte Hercílio Luz foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis.Em 13 de maio de 1997, o Governo do Estado homologou o Tombamento da Ponte Hercílio Luz, de propriedade do Estado de Santa Catarina. E no dia 15 de maio do mesmo ano, foi assinado declaração de utilidade pública para fins de aquisição por doação ou desapropriação, amigável ou judicial, os imóveis compreendidos na área de entorno da Ponte Hercílio Luz. Também em 15 de maio de 1997, o Ministério da Cultura reconheceu a Ponte Hercílio Luz como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil.

Interdições - A ponte foi interditada totalmente ao tráfego em 22 de janeiro de 1982. Em 15 de março de 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Mas em 4 de julho de 1991, a Ponte Hercílio Luz foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego e retirado o piso asfáltico do vão central, resultado em um alívio de peso da ordem de 400 toneladas, não tendo sido mais aberta ao tráfego. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X