Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:08

Herval d' Oeste

Sessão Temática discute economia de Herval d´Oeste

Publicado em 30/05/2017 ás14:00

Casa estava cheia

Foto: Casa estava cheia

Discutir as dificuldades que os empresários urbanos e rurais enfrentam para manter e expandir seus negócios em Herval d’ Oeste. Este foi o tema de Sessão Temática realizada na noite desta segunda-feira (29) na Câmara de Vereadores. O proponente foi o vereador Ronaldo da Rosa (PSDB), e contou com o apoio de todos os legisladores. A Casa ficou lotada com empresários de vários setores da economia do município. Também participou o vice-prefeito de Herval d’ Oeste Mauro Martini.

A abertura da sessão foi feita pelo vice-presidente Valdenir Antônio Rodrigues - Boca- (PP), que depois passou o comando dos trabalhos para o vereador Ronaldo da Rosa, que destacou a importância de os empresários terem aceito o convite. “A hora da mudança é agora, não podemos esperar mais. Apoiar os empresários não é mais do que fazer o dever de casa, pois são eles que geram emprego, renda e que pagam nossos salários e, que precisam ser ouvidos. Esta é a finalidade principal desta reunião, dar voz aos empresários”.

Ronaldo destacou ainda que a atual gestão deve assumir compromisso de apoiar os empresários que já estão atuando no município e aqueles que desejam instalar seus negócios na cidade. “Nós, enquanto Legislativo, nos colocamos a inteira disposição para levar as demandas dos senhores ao Executivo. Ninguém hoje está aqui pensando nas eleições de 2020, mas sim em promover o crescimento e o desenvolvimento do nosso município”.

O contador Valdenir Menegatti, convidado a participar da Sessão Temática, expôs que esta não é a primeira crise econômica que o Brasil enfrenta, mas que com certeza é a maior desde aquela vivida nos anos de 1930 e 1931. “O que vemos hoje é que o poder aquisitivo das famílias diminuiu, o desemprego aumentou, o índice de endividamento das famílias também cresceu. Apesar de tudo, este não é o momento do empresário se retrair, mas sim investir. Não tenham medo da crise, o Brasil já passou por várias e superou, invistam na qualificação de suas equipes e na inovação”, defendeu.

O gerente regional da Epagri, Tulio Dassi, disse que o agricultor está ficando no campo por opção e amor a atividade, que é rentável. “Hoje 36% do que o município arrecada vem da agropecuária. Este setor é o meio econômico que apresenta o retorno financeiro mais rápido. Herval d’ Oeste precisa de um olhar sério da Administração Pública”, pediu. Dassi citou que o Poder Executivo não gera recursos, ele administra e ordena. “Por isso é preciso investir na melhoria das estradas, dar condições para o agricultor ficar no campo, com telefonia e internet de qualidade, também se voltando para a questão ambiental e social”, acrescentou.

Também foi aberto espaço para os vereadores e todos foram unanimes em dizer que é necessária uma ação mais efetiva por parte do Executivo municipal. Também se referiram a leis que impedem o crescimento do município, destacando a necessidade urgente de alteração do Plano Diretor. Os vereadores se referiram a necessidade de instalar no município uma Sala do Empreendedor do Sebrae, que vai agilizar a abertura das empresas colocando fim a tanta burocracia. Destacaram ainda que este espaço já foi solicitado ao Poder Público, e que este ainda não se manifestou.

Empresários

Foi aberto espaço para os empresários se pronunciarem. Alberto Dalla Rosa relatou que está com sua empresa instalada há seis anos no Distrito Industrial, próximo ao acesso Egídio Pozzobon, e que para ter telefonia precisou investir recursos próprios. “Trabalhamos com embalagens na linha de alimentos e já perdemos alguns clientes que ao nos visitarem constataram a poeira que tem no local. Precisamos urgente de infraestrutura como telefonia, internet e asfalto. Estamos lá ainda porque somos teimosos, pois vários empresários já retiraram seus empreendimentos do distrito”, apontou.

O empresário Gilberto Dri, disse que é preciso discutir a alteração no Plano Diretor. “Aqui em Herval d’ Oeste nada pode, são mais de 100 alvarás de funcionamento represados na Prefeitura. Os empresários desistem perante tanta burocracia e quanto aos Distritos Industriais? Falam em implantar outro? Tem é que das condições para estes que já estão instalados. Infraestrutura urgente”.

O presidente da CDL de Herval d’ Oeste, Joceli Andrade, relatou que vários empresários saíram do Distrito Industrial. “São necessárias medidas urgentes, ações efetivas do Poder Público, abrir a Sala do Empreendedor, precisamos de um Conselho de Desenvolvimento Econômico atuante, chega de falar e nada ser resolvido, o trânsito é outro empecilho para o crescimento do nosso comércio, precisamos de mudanças já”.

Ao finalizar a reunião o vereador Ronaldo Rosa informou que serão realizadas audiências públicas para tratar da revisão do Plano Diretor e propôs aos empresários uma união efetiva entre a Iniciativa Privada, Legislativo e Executivo para fazer com que as coisas realmente aconteçam. “Vamos aproveitar a presença aqui do nosso vice-prefeito Mauro Martini e marcar uma reunião com o prefeito levando a ata deste encontro para discutir soluções e não apenas ideias”, concluiu.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X