Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 02:38

Joaçaba

Sebrae e Ammoc lançam em Joacaba o “Programa Líder”

Publicado em 24/08/2017 ás08:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover a mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento, foi lançado na manhã desta quarta-feira (23) em Joaçaba o Programa Líder, iniciativa encabeçada pelo Sebrae em parceria com os 12 municípios que integram a Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc).

A mesa oficial foi composta pelo diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli, o prefeito de Joaçaba e anfitrião do evento Dioclésio Ragnini, o presidente da Ammoc e prefeito de Treze Tílias Mauro Dresch, o secretario da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joaçaba Rafael Laske, o presidente das CDL de Joaçaba Marcelo Risson e a presidente da Acioc Tania Durigon, representando as organizações empresariais e rurais da região da Ammoc.

Após a formação da mesa o diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli e o presidente da Ammoc Mauro Dresch assinaram o termo de adesão ao programa, seguidos pelos demais prefeitos. Também presentes a coordenadora regional do Sebrae Meio-Oeste Sueli Bernardi, que fez a apresentação do programa, o gerente estadual da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae/SC Fábio Zanuzzi, representantes de entidades locais, lideranças políticas, empresariais e sindicais e imprensa regional.

“Estamos tomando o exemplo de outras cidades do país que já implantaram este programa e tiveram bons resultados. Teremos a participação dos municípios da Ammoc e em breve também será lançado este mesmo programa na região da Amarp em Videira”, destacou Sueli Bernardi. De acordo com ela, a intenção é formar uma rede de líderes que identificarão qual a realidade regional e terão a oportunidade de partilhar exemplos que deram certo e traçarão planos de ação para o meio onde estão, buscando a geração de emprego, renda e o desenvolvimento como um todo.

Sueli relatou que o programa líder estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada). Serão investidos no programa R$500 mil, sendo 70% deste valor oriundos de recursos do Sebrae e o restante custeado pelos municípios participantes. Em breve o primeiro dos oito encontros do programa será realizado, e ao final ainda haverá um monitoramento de como as ações se desenvolveram.

O secretário do Desenvolvimento Regional de Joaçaba Rafael Laske, destacou que desde que entrou na vida pública sempre manteve parceria com o Sebrae em diversos programas. “Tudo que fizemos em conjunto deu certo. Agradeço a presença do diretor superintendente do Sebrae Carlos Guilherme Zigelli, que está sempre na região, prestigiando nossas ações em parceria. Este programa é uma oportunidade muito forte de formarmos líderes. Somos uma região líder e com certeza com este novo trabalho desenvolvido pelo Sebrae e Ammoc vamos crescer ainda mais. Queremos ser líderes”.

O presidente da Ammoc e prefeito de Treze Tílias Mauro Dresch, ressaltou que o programa é muito bem-vindo para a região. “Somos parceiros, estamos juntos pelo que é melhor para toda a nossa região. O ponto chave para o bom desenvolvimento das ações está na união e comprometimento dos envolvidos. Nossa região tem muitas pessoas com a vocação para ser líder e isso é o que fará a diferença no projeto”.

Segundo o prefeito de Joaçaba Dioclésio Ragnini, o projeto será um grande marco para a região. “Como gestores públicos temos a obrigação de criar novas lideranças com as mais diversas vocações nos mais variados segmentos. Acredito muito na nossa região, no seu potencial, mas está claro que somos carentes de lideranças. Espero que este programa do Sebrae seja abraçado por toda a região”.

“Por ser meio da semana, tantas pessoas deixaram suas atividades para vir até aqui nos ouvir, isso é uma prova irrefutável que querem ver o crescimento da região e fazer parte deste momento importante. Sempre friso que a comunidade é feita de pessoas necessárias e uteis e daquelas que são indispensáveis. Precisamos formar novos e bons líderes. Com esse programa os projetos individuais dos municípios tem mais chance de se tornarem regionais. É uma forma de pensarmos em conjunto as necessidades das cidades envolvidas”, discursou o diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Guilherme, Zigelli, ao agradecer a presenças de todos.

Fonte: Joce Pereira - Colaboração Alessandra/Portal Eder Luiz e Fernanda Marca

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X