Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 02:56

Educação

Fisioterapia conquista nota máxima na avaliação do Enade

Publicado em 11/09/2017 ás08:30

Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 1º de setembro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas na formação acadêmica. Nessa primeira etapa de divulgação, estão disponíveis o Conceito Enade e o Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), expressos em valores de 1 a 5. Em 2016, 16 cursos da Área das Ciências da Vida da Unoesc foram avaliados.

O curso de Fisioterapia (Joaçaba) alcançou a nota máxima da avaliação, o conceito 5. Agronomia (Maravilha), Educação Física Bacharelado (Chapecó e Videira), Enfermagem (Joaçaba), Medicina (Joaçaba) e Odontologia (Joaçaba) garantiram o conceito 4. Já os cursos de Agronomia (Campos Novos, São José do Cedro e Xanxerê), Enfermagem (São Miguel do Oeste), Farmácia (São Miguel do Oeste e Videira) e Zootecnia (Xanxerê) obtiveram o conceito 3.

Segundo a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoesc e com base nos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dentre as Instituições de Ensino Superior (IES) da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), a Unoesc ficou com a terceira melhor média no Conceito Enade, edição 2016, ficando atrás apenas da Univali e da FURB.

No contexto nacional e catarinense, a Unoesc também se encontra bem posicionada. O curso de Fisioterapia, comparativamente aos demais cursos submetidos ao Enade 2016 do país, ocupa a 15ª melhor média. Em Santa Catarina, posiciona-se como terceiro melhor curso e no Sistema Acafe, o segundo melhor curso.

O mesmo desempenho pode ser verificado no curso de Medicina. O curso está entre os 35 com melhores médias no Brasil. Em Santa Catarina, ficou com a segunda melhor nota, ficando atrás da Unisul. Dentre os cursos de Medicina participantes do Enade 2016 em Santa Catarina, apenas a Unoesc e a Unisul obtiveram conceito 4 na prova Enade.

Por sua vez, o curso de Odontologia obteve o 14º melhor desempenho do Brasil. Em Santa Catarina, teve a segunda melhor média, ficando atrás, apenas, da UFSC. Entre as IES do sistema Acafe, o curso ficou com o melhor desempenho.

De 732 cursos avaliados no Brasil, a Enfermagem ficou com o 108º melhor desempenho. Em Santa Catarina, ficou com a terceira melhor média, dentre os 23 cursos participantes, ficando atrás somente das duas universidades federais, a UFSC e UFFS. Dos 13 cursos do sistema Acafe, ficou com o melhor desempenho. Ressalta-se que apenas o curso de Enfermagem da Unoesc e das duas universidades federais obtiveram conceito 4.

A partir de novembro, o governo federal deve divulgar outros índices que têm como base a prova do Enade, como o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Além do desempenho dos estudantes, o MEC considerará questões como corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e, ainda, a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X