Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/01/2025 | 12:21

Região

Morre jovem catanduvense que lutava contra doença crônica

Publicado em 19/09/2017 ás14:12

Reprodução Facebook

Foto: Reprodução Facebook

O jovem Angelo Chilantti, 21 anos, não resistiu e foi a óbito no início da tarde desta segunda-feira (18) no Hospital Santa Terezinha, em Joaçaba. Muito querido entre os amigos, que expressam as manifestações de carinho nas redes sociais, Angelo era identificado como um jovem brincalhão que apesar da luta contra a grave doença não se deixava abater e demonstrava alegria aos amigos.

Angelo lutava há anos contra uma doença conhecida como fibrose cística, doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo, que pode afetar ambos os sexos. A doença, de origem genética que pode ser herdada tanto da mãe quanto do pai, porém nos mesmos não existe manifestação do que compromete o funcionamento das glândulas que produzem muco o suor ou enzimas pancreáticas.

Causas

A fibrose cística é causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso, conhecido popularmente como muco, que se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e também no pâncreas.

Esse amontoado de muco resulta em infecções pulmonares que podem colocar a vida do paciente em risco, e podem levar a problemas digestivos graves também. A doença ainda pode afetar as glândulas sudoríparas e o sistema reprodutivo masculino.

A maioria das crianças com fibrose cística é diagnosticada até os dois anos de idade. Um número menor, no entanto, só é diagnosticado com 18 anos ou mais. Esses pacientes geralmente têm uma forma mais branda da doença (Fonte: Minha Vida).

Fonte: Catanduvas Online

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X