Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 15:14

Joaçaba

Joaçaba sediou 1º Seminário do Programa Líder

Publicado em 25/09/2017 ás08:00

Divulgação

Foto: Divulgação

A apresentação de cases de sucesso, pelos ex-prefeitos de Dioniso Cerqueira e de Crissiumal (RS), Altair Rittes e Waltern Heck, foi o ponto forte do 1º Seminário do Programa Líder, uma parceria Sebrae e Ammoc, realizado no auditório Jurídico da Unoesc. A abertura contou com a presença da coordenadora regional do Sebrae Meio-Oeste, Sueli Bernardi, e do vice-presidente da Ammoc e prefeito de Luzerna Moisés Diersmann, representando os prefeitos da região. O talk show, foi conduzido pelo coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/SC Diego Wander Demétrio.

Os ex-prefeitos fizeram uma apresentação dos seus engajamentos como gestores públicos, por três gestões, na condução de políticas públicas que favoreceram na construção de um ambiente de negócios, focado no empreendedorismo e no protagonismo local, na geração de renda e oportunidades de negócios e trabalho para os município e região e investimentos em infraestrutura, que garantiram a permanência e o crescimento dos pequenos negócios nos dois municípios.

Altair Rittes relatou sua experiência como prefeito de Dionísio Cerqueira, por três mandatos. Em 2009 foi convidado para participar do Programa Líder, que estava sendo implementado na região. Como case de sucesso, ele evidenciou que o fruto do Programa Líder, foi a criação do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), entre os municípios de Dionísio Cerqueira em Santa Catarina, Barracão e Bom Jesus do Sul no Paraná, e Bernardo de Irigoyen na Província de Missiones, Argentina.

Segundo Rittes, o Consórcio foi criado com o intuito de promover o desenvolvimento regional, na busca da solução de problemas comuns entre os municípios, atuando em parceria, melhorando a capacidade técnica, gerencial e financeira e construindo alianças em busca de projetos e ações com foco na melhoria e da qualidade da prestação dos serviços públicos em saúde, educação, urbanismo, turismo e agricultura, com mais de R$ 140 milhões em investimentos nos últimos oito anos.

Waltern Heck, ex-prefeito de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, deu continuidade ao debate, contando sua experiência como gestor público, em uma região que no início de 2000 a agricultura estava baseada em commodities (milho, soja e trigo), e que as famílias rurais de pequenas propriedades estavam sem perspectiva de vida e trabalho no campo, muitas vezes migrando para os centros urbanos, em busca de trabalho e renda.

Sua meta e propósito como prefeito e gestor foi criar um programa de diversificação e agregação de valor de produtos agrícolas, que antes vinham de outras regiões e também importado dos países vizinhos, o que não gerava renda para o município, além de que a circulação de moeda local acabava evadindo-se. Em 12 anos, o município passou a ter uma produção diversificada de produtos hortifrutigranjeiros de origem animal e vegetal, com mais de 70 agroindústrias locais, com um sistema municipal de inspeção e vigilância sanitária eficiente e desburocratizada, melhorando a qualidade de vida do homem do campo e consequentemente, das famílias que residem na cidade.

Segundo a coordenadora regional do Sebrae Meio-Oeste, Sueli Bernardi, “esse é o momento de integrar e convergir os esforços, os projetos e as políticas públicas de desenvolvimento, com um único propósito: o de fortalecimento da região Meio-Oeste”.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X