Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 15:38

Educação

Mestrados da Unoesc conquistam nota 4 em avaliação da Capes

Publicado em 02/10/2017 ás09:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Os mestrados acadêmicos em Direito e Educação da Unoesc receberam nota 4 na Avaliação Quadrienal de 2017, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Neste processo, foi analisado o desempenho de qualidade dos cursos de mestrado e doutorado de todo país, referente ao período de 2013 a 2016.

A Capes avaliou 4.175 programas e seus 6.303 cursos de 49 áreas de conhecimento. Essa avaliação é realizada a cada quatro anos e as notas variam de 3 a 7 para programas que ofereçam mestrado e doutorado e de 3 a 5 para programas que ofereçam apenas mestrado. De acordo com a Capes, cursos que obtiveram notas abaixo de 3 podem ser descredenciados, pois a nota mínima para o funcionamento de um curso de pós-graduação em nível de stricto sensu é 3. As notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom. No caso dos programas acadêmicos, pelos parâmetros da Capes, os cursos que obtiveram nota 5 são considerados cursos de excelência em âmbito nacional. As notas 6 e 7, reservadas exclusivamente para os programas com doutorado, correspondem ao desempenho dos centros internacionais de excelência na área.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, a avaliação da Capes leva em consideração a produção científica e/ou tecnológica do corpo docente e discente, número de teses ou dissertações defendidas no período avaliado, proposta do programa, infraestrutura de pesquisa da instituição, internacionalização, inserção social, dentre outros fatores.

Os programas da Unoesc, de Educação e Direito, ascenderam da nota 3 para 4. Os demais programas, Biociências e Saúde, Ciência e Biotecnologia e o Mestrado Profissional em Administração mantiveram a nota 3. Os programas de mestrado em Sanidade e Produção Animal e de Doutorado em Administração não foram avaliados, uma que vez que iniciaram nesse ano.

— É importante ressaltar, conforme a própria Capes, que programas participantes da primeira vez da avaliação, geralmente, mantêm a nota inicial da recomendação. Nesse sentido, a manutenção da nota 3 também pode ser considerada uma conquista dos nossos programas — explicou o pró-reitor.

Lazzarotti aproveitou o ensejo para parabenizar coordenadores, corpo docente e discente e egressos pelo empenho e resultados alcançados, com destaque para os programas de Educação e de Direito que obtiveram ascensão de conceito.

— Certamente esse resultado impactará positivamente no Índice Geral de Cursos, qualificando ainda mais nossa instituição em um contexto estadual e nacional — observou.

Segundo a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) este é um momento especial para agradecer a todos os alunos de graduação, mestrandos, diplomados, parceiros nacionais e internacionais, docentes, autoridades locais e a alta administração da Unoesc. O PPGD colhe agora o melhor fruto de seu trabalho e segue adiante com planejamento, seriedade, ação e compromisso com os mais elevados padrões de qualidade da educação superior e de ciência do direito.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, doutor Elton Luiz Nardi, o trabalho com vistas à obtenção da nota 4, constituiu uma prioridade do PPGEd ao longo dos anos.

— Sem sombra de dúvidas, o motor desse trabalho, orientado para o alcance de objetivos acadêmicos e institucionais, foi e continua sendo o planejamento sério e comprometido do Programa, a unidade e o espírito coletivo do seu colegiado e o suporte institucional, fundamental à materialização destes objetivos — ressaltou o professor Elton.

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X