Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 01/05/2025 | 02:14

Região

Rádio Cultura de Campos Novos migra para frequência de FM

Publicado em 07/10/2017 ás08:55

Divulgação

Foto: Divulgação

Emissora pioneira no Planalto Sul Catarinense, a Rádio Cultura de Campos Novos está transmitindo simultaneamente em Frequência Modulada - FM 93,9 e em Amplitude Modulada - AM 1.420. Após 59 anos transmitindo em AM, a Cultura muda a frequência oficialmente neste sábado (7), data em que a emissora faz uma grande festividade para marcar este momento histórico para o rádio regional.

Nos próximos dois meses, após a adaptação do seu público à nova frequência, a Rádio passará a operar exclusivamente em FM. A Cultura integra a Rede Scalabriniana de Comunicação – formada por sete emissoras - e é mantida pela Congregação dos Missionários Scalabrinianos.

Potência

Com a migração para FM, a Cultura manterá 6.000 Watts de potência, tendo em vista a instalação de um moderno projeto técnico que utiliza uma antena de polarização circular de quatro elementos na Classe A4. Com esta potência, a emissora amplia sua área de transmissão e garante mais qualidade de recepção.

Em FM, a Cultura mantém o seu contorno de serviço nos municípios de Campos Novos, Vargem, Abdon Batista, Monte Carlo e Brunópolis, ampliando sua cobertura em Celso Ramos, Anita Garibaldi, Zortéa, Capinzal, Ouro, Ibiam, Tangará, Videira, Ibicaré, Erval Velho, Luzerna, Joaçaba, Lacerdópolis, Herval d`Oeste, Barracão e Machadinho (RS),  entre outros.

O engenheiro da emissora Álfio Rosin, explica que a frequência 93,9, localizada praticamente no meio do dial e definida pela própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), facilita a busca da sintonia da Rádio Cultura em FM. Destaca ainda que a polarização circular da nova de antena de FM possibilita maior propagação de som em áreas de obstáculos sonoros.  

O que já era bom está ainda melhor

A migração para FM prevista no Decreto 8.139 do governo federal, foi assinada pela Rádio Cultura em 7 de novembro de 2016, com autorização para mudança da frequência publicada no Diário Oficial da União em 27 de março de 2017, e posterior aprovação do projeto técnico.

''O que já era bom está ainda melhor'', é a campanha de comunicação que a emissora realiza desde o reposicionamento da programação, que ocorreu a partir de março deste ano. A campanha enfatiza a inovação e a qualidade de transmissão. Também reforça que será mantido o perfil de sucesso da emissora, voltado à prestação de serviço, à valorização da cultura regional, às coberturas locais e regionais, boa música e comunicadores com forte vínculo com os ouvintes.

Além dos novos programas, que foram lançados neste ano com o reposicionamento da programação, a Cultura FM apresenta no horário do Jornal 1.420, o noticiário do meio dia, que agora se chama Conexão Cultura, seguindo o slogan da Rede Scalabriniana “Conexão com a Nossa Gente”. Também estreia o programa esportivo Esporte 93, que entra ao ar a partir das 12h50.

Marca fortalecida

Com a migração para FM, a marca Cultura FM 93,9 será fortalecida, ressalta o vigário da Congregação Scalabriniana, padre Alexandre Biolchi (CS), coordenador da Rede Scalabriniana de Comunicação. Padre Alexandre lembra que além do dial, a Cultura continuará a ser ouvida na internet no portal culturacamposnovos.com.br e no aplicativo móvel Rede Scalabriniana, Rádio Cultura.

Já o diretor da rádio, padre Ivo Antônio Pretto, destaca que a conquista é celebrada com todos os anunciantes, ouvintes e colaboradores, observando que a Cultura sempre foi pioneira em inovação e fiel ao carisma do fundador, padre Quintílio Costini, como uma imprensa livre e comprometida com soluções.

A gerente da emissora, Maria Rossi, lembra que a história da região passou e passa pelos microfones da Cultura e ressalta que, com a migração a emissora vai mais longe, com mais qualidade e ainda mais vinculada ao seu público. 

Fonte: Rádio Cultura

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X