Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 17/09/2026 | 12:43
Publicado em 13/10/2017 ás09:45
No próximo domingo (15), à meia-noite, terá início a 42ª edição do Horário de Verão. Até 18 de fevereiro, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios em uma hora.
A implantação da medida provoca o deslocamento da entrada da iluminação pública e consumo residencial, evitando a coincidência entre o consumo industrial e comercial, registrada normalmente após às 18 horas. "Sem o Horário de Verão, este fato poderia causar um pico de demanda elevado entre 18h e 21h, em uma época do ano em que o sistema é comumente submetido a severas condições operativas de demanda", explica o gerente do Departamento de Comercialização da Celesc, Gustavo Rocha. Para ele, os principais benefícios da medida são a maior confiabilidade de suprimento em determinadas áreas do Sistema Elétrico, maior flexibilidade operativa e redição de cortes de carga em situações de emergência. "Ao longo dos anos, o Horário de Verão vem representando uma redução de quase 5% na demanda durante o horário de pico, em Santa Catarina", relata.
Na última década, a diminuição na demanda por energia entre 18h e 21h ao longo do Horário de Verão foi de, aproximadamente, 4,5%. Nas regiões do país em que o Horário de Verão é adotado foi registrada uma economia de 0,5% no consumo de energia, em todo o período do Horário de Verão. Isso corresponde ao consumo mensal de energia de uma cidade com 2,8 milhões de habitantes, como Brasília, por exemplo.
Entretanto, estudos realizados este ano pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), demonstraram que a adoção do Horário de Verão em âmbito nacional traz, atualmente, resultados próximos da neutralidade para o sistema. Os estudos foram avaliados pelo Governo Federal, que decidiu manter a vigência do Horário de Verão para o ciclo 2017/2018, considerando que a medida traz ao consumidor final outros benefícios, como ganho de tempo para lazer, turismo, comércio e segurança. A política será reavaliada nos próximos anos.
Fonte: Heda Wenzel (Comunicaz a serviço da Celesc)O acidente ocorreu por volta das 9h10 desta sexta-feira (11) no km 47 da rodovia, na localidade de Rio das Pedras, sob forte chuva na região de Videir
A vítima recebeu atendimento de uma equipe do Corpo de Bombeiros no local e foi encaminhada para o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST)
Familiares buscam por Dirceu Marin, de 60 anos, mais conhecido como
Para a retirada do automóvel, os socorristas ancoraram cabos de aço no chassi, permitindo que o veículo fosse içado com o auxílio de uma
A Polícia Militar foi acionada por volta das 14h30 para atender a ocorrência no local, onde o suspeito proferia ofensas contra os servidores. Durante
Até as 15h30, a Defesa Civil já havia atendido mais de 25 ocorrências, incluindo alagamentos, pequenos deslizamentos em áreas urbanas e do interior, e