Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 03:47

Geral

Hervalense no Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil

Publicado em 01/11/2017 ás21:00

Universitário Thiago Silva

Foto: Universitário Thiago Silva

O jovem universitário Thiago Silva, de Herval d’Oeste, um dos coordenadores do Conapeti (Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), esteve representando adolescentes da região sul no último dia 25 de outubro no III Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em Brasília. Suas despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação foram pagas pelo Ministério Público do Ceará, já o transporte de ida e volta até o aeroporto foi custeado pelo município de Herval d’Oeste.

De acordo com Thiago, a última plenária de 2017 contou com a participação de Fóruns Estaduais, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e de adolescentes do Conapeti (Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil). O encontro serviu para compartilhar ações estaduais exitosas de combate ao trabalho infantil. O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente dividiu com os participantes do encontro a campanha de mobilização realizada em Campina Grande, durante as festividades de São João. Todos os Fóruns Estaduais apresentaram informações sobre as campanhas estaduais de 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Durante o Fórum foi lançada a publicação Trabalho Infantil nos ODS, realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). O estudo aponta que o Brasil não vai alcançar a meta de erradicar o trabalho infantil de seu território até 2025, como determina a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Ao final da reunião, foi instituído um grupo para garantir a participação de adolescentes e jovens no FNPETI. O próximo encontro está previsto para março de 2018.

Conapeti

Criado em setembro, durante I Encontro Nacional  e do II Encontro Cearense de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em Fortaleza (CE), o Conapeti tem como uma de suas pautas o protagonismo juvenil. Em suas falas os integrantes alertaram para a importância de garantir que crianças e adolescentes participem de espaços de fortalecimento e discussão de direitos.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X