Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 15:24

Educação

Alunos de Luzerna e Joaçaba participam do SENAI Challenge

Publicado em 17/11/2017 ás16:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Alunos das unidades do SENAI de Luzerna e Joaçaba participam da competição criada para desenvolver projetos inovadores. Quatro projetos desenvolvidos por alunos em sala de aula, serão colocados em prática no SENAI Challenge, evento que desafia os estudantes a planejar as etapas de desenvolvimento do projeto, realizar planejamento e fazer ajustes e regulagens seguindo as especificidades solicitadas.

O SENAI Challenge é um grande incentivador do desenvolvimento de projetos fazendo que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos para ativar os seus planos de ação. Além disso, o objetivo do desafio é desenvolver a capacidade de pesquisa, liderança e trabalho em equipe.

No domingo, dia 19, o SENAI Challenge terá a disputa do Kart Elétrico, que  ocorre em Florianópolis na Rua da Praça, Pedra Branca, Palhoça/SC. Os jovens tiveram o desafio de construir um kart tripulado, com soluções alternativas.

O desafio envolve os cursos de Manutenção Automotiva, Mecânica e Eletrônica. Alunos das 3 e 4 fases do curso de Técnico em Mecânica do SENAI de Joaçaba estão envolvidos no projeto que foi auxiliado por uma equipe de professores da unidade e vai competir com karts das demais unidades do estado, seguindo critérios de duração bateria e velocidade. "O intuito do evento é intuito estimular alunos a desenvolverem projetos, aliando o conhecimento adquirido durante o curso e competir ao fim do semestre avaliando a execução desse projeto", explica a diretora das Unidades do SENAI do Meio Oeste, Silvana Meneghini, salientando que na primeira edição do evento, ocorrida no ano passado, dois projetos de karts de Joaçaba e Capinzal tiveram bom desempenho mas não chegaram a classificação e, que para esta edição evoluíram tendo chances de subir ao pódio.

No dia 25 será a vez dos alunos dos cursos de Informática e Eletromecânica participarem do SENAI Challenge - Hockey, a competição ocorrem no Garten Shopping Av. Rolf Wiest, 333 - Bom Retiro, Joinville/SC. O projeto tem a participação de alunos do Técnico em Automação Industrial da unidade de Luzerna.

E no dia 02 de dezembro, os alunos dos cursos de Informática e Eletromecânica , participam do SENAI Challenge - Internet das coisas, que ocorre no Norte Shopping Rodovia BR-470, 3000 - Salto Norte, Blumenau/SC.

Dois projetos de Luzerna participam da competição, um deles desenvolvidos pelos alunos do Técnico em Informática, que adaptaram um Drone para fazer pequenas entregas, com auxilio de um software desenvolvidos pelos estudantes.

Outro projeto foi desenvolvido pelos alunos de Automação Industrial que criaram uma porta que pode ser aberta remotamente via aplicativo, para acionar o sistema que abre e fecha portas e ainda regula iluminação do ambiente, complementado por um sistema de envio de imagens de vídeomonitamento.

Ainda de acordo com Silvana Meneghini, o evento representa a essência do projeto de educação proporcionado pelo SENAI, além das habilidades que a indústria busca para elevar a sua competitividade. "É uma oportunidade para que os estudantes possam aperfeiçoar o conhecimento teórico aliado à prática, metodologia que o SENAI trabalha".

Para as próximas edições, outras áreas devem ser incluídas na competição, possibilitando o estímulo para que estudantes desenvolvam projetos que tenham aplicação do conhecimento adquirido.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X