Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 17/04/2024 | 21:11

Eleições

Pesquisa mostra Merisio em último lugar na corrida eleitoral

Publicado em 24/11/2017 ás15:00

Arte ND Online

Foto: Arte ND Online

Cenários para as eleições ao governo do Estado em Santa Catarina, além da preferência catarinense na corrida à Presidência da República foram levantados pelo Instituto Mapa, em pesquisa contratada pelo Grupo RIC e pela ADI (Associação dos Diários do Interior). A rejeição dos candidatos e a avaliação do atual governador também foram questionadas. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (23) no RIC Notícias. Esta é primeira de uma série de pesquisas realizadas dentro projeto de eleições do Grupo RIC.

Governo do Estado

Dois cenários foram simulados para as eleições do governo do Estado catarinense. Em um deles, o senador Paulo Bauer (PSDB) lidera isolado. Na sequência estão o deputado federal Mauro Mariani (PMDB) e o deputado federal Décio Lima (PT), empatados com o mesmo percentual. Fecha a composição o deputado estadual Gelson Merisio (PSD), também em empate com os demais, dentro da margem de erro, de 3,1 pontos.

Na outra simulação, com o deputado federal Esperidião Amin (PP) e sem Merisio, Amin passa para a liderança isolada. Os demais também estão empatados na margem de erro. Lima tem a maior rejeição entre todos os nomes citados e, Merisio, a menor.

Conforme análise do Instituto Mapa, Bauer e Amin estão “calçados em recall de eleições majoritárias anteriores”. Já Mariani, Lima e Merisio são pré-candidatos ainda não estadualizados, com “percentuais aproximados entre si, mas distantes dos líderes”.

Presidência da República

Dos pré-candidatos à Presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) lidera de forma isolada nos dois cenários simulados em Santa Catarina. No primeiro deles, é seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Estão empatados dentro da margem de erro o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), a ex-senadora Marina Silva (Rede) e o senador Álvaro Dias (Podemos).

No outro cenário, quando o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) substitui Lula, Marina assume a vice-liderança e Ciro supera Alckmin, mas todos continuam empatados na margem de erro, exceção a Bolsonaro. Lula tem a maior rejeição e Dias a menor.

Avaliação do governo

Uma avaliação da atual administração do Estado também foi proposta aos entrevistados. Quanto à satisfação geral com o governo de Raimundo Colombo (PSD), a maioria considera “regular”. Os conceitos positivos, somando avaliações “ótimo” e “bom” são maiores que os negativos, que agregam “péssimo” e “ruim”. Quando a pergunta é sobre a aprovação, a maioria “aprova”.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa e contratada pelo Grupo RIC e pela ADI. Foram ouvidos 1.008 eleitores em 40 municípios de seis regiões do Estado, entre os dias 15 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Definições a partir de agosto

Até o momento, todos os nomes apresentados são de pré-candidatos. As convenções para definir as candidaturas ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto de 2018 e as chapas deverão ser inscritas até o dia 15 de agosto. Dentre os 45 dias de campanha eleitoral, a propaganda em rádio e televisão terá 35 dias. O primeiro turno das eleições será em 7 de outubro de 2018. Um eventual segundo turno será no dia 28 do mesmo mês. O eleitor votará seis vezes: para presidente, governador, deputado federal, estadual e duas vezes para senador.

Fonte: ND Online

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X