Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 11:25

Educação

Curso de Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social

Publicado em 28/11/2017 ás14:00

Instruções sobre o curso foram repassadas aos participantes

Foto: Instruções sobre o curso foram repassadas aos participantes

Integrar diversos cursos de graduação e criar projetos para a instalação de novos empreendimentos sociais, são os objetivos do Curso “Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social”, que foi lançado no último dia 18 na Unoesc em Joaçaba, durante o primeiro encontro do programa. Participaram alunos, professores, coordenadores de curso e Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba e convidados da comunidade.

Na oportunidade, os participantes receberam instruções do curso, conheceram o projeto Verde Vida (Chapecó), liderado pelo professor Odair Balen e palestra com o empreendedor social Márcio Jappe, sobre as características do empreendedorismo social. Também foram agraciados com uma apresentação cultural do grupo Estúdio de Dança Teatro Alfredo Sigwalt, de Joaçaba.

A iniciativa que é pioneira na Instituição, é uma parceira da Unoesc e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pela Universidade está sendo coordenado pelas professoras Ivonez Xavier de Almeida e Luciana Nunes.

— O programa visa estimular os alunos a buscar alternativas para resolver problemas sociais, por meio de projetos empreendedores, que impactem uma ou várias comunidades. A ideia é que os projetos sejam sustentáveis economicamente — destacou a professora Ivonez Xavier de Almeida.

Ao todo serão 20 encontros com duração de oito horas cada um. Participam do curso, mais de 20 acadêmicos de diversos cursos e nove professores da Unoesc, que estarão auxiliando nos trabalhos.

Durante o curso, serão realizadas cinco visitas a comunidades com o objetivo de diagnosticar as necessidades daquele local, servindo de base para elaboração da ideia empreendedora.

— As comunidades foco dos projetos empreendedores tem como características comuns: situações vulnerabilidade social, baixa renda e baixo nível instrucional, mas com conhecimento e habilidades práticas para participar ativamente. Por isso, os alunos precisarão estar atentos as capacidades dos moradores objetivando aproveitar isso na organização do projeto —  explicou a professora Luciana Aparecida Nunes.

Durante o projeto, empreendedores sociais, investidores e representantes de instituições serão convidados para participar de discussões, com intuito de ampliar a percepção quanto às necessidades sociais e possíveis soluções.

O Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba professor Júlio César Ribeiro Lyra, enfatiza:

— O curso está alinhado com a missão da Unoesc, que é formar pessoas, produzir conhecimento e oferecer extensão e serviços, promovendo o desenvolvimento institucional e regional — afirmou.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X