Caco Da Rosa - Acadêmicas da Unoesc realizam intercâmbio em Portugal
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 01/06/2025 | 08:32

Educação

Acadêmicas da Unoesc realizam intercâmbio em Portugal

Publicado em 01/03/2018 ás12:00

Passeio em Roma, na Itália

Foto: Passeio em Roma, na Itália

As acadêmicas, Mariana Moresco Becker e Thais Lehrer de Vasconcellos, da nona fase do curso de Direito da Unoesc Joaçaba, estiveram nos últimos cinco meses realizando um intercâmbio na Universidade do Minho - UMinho, na cidade de Braga, em Portugal. A experiência, segundo as alunas, oportunizou o aperfeiçoamento dos estudos e o crescimento pessoal e agora vai ajudar a nortear os próximos passos de suas carreiras.

De acordo com as acadêmicas, a oportunidade de realizar o intercâmbio veio através da própria Unoesc que divulgou a possibilidade internacional. Depois vieram contatos com o setor de mobilidade acadêmica e com acadêmicos que já tinham participado, no intuito de sanar dúvidas.

— Tivemos muito apoio do setor de mobilidade acadêmica, da nossa Coordenadora Magda, que sempre nos incentivou e também do Professor Roni, que quando soube do nosso interesse, nos chamou para conversar e também se mostrou muito feliz e empenhando a nos ajudar —comentaram as acadêmicas.

As estudantes contam que estando em Portugal, se adaptaram rápido ao ambiente da residência em que foram morar e que a culinária, totalmente diferente da do Brasil, foi um dos pontos que mais chamou atenção. Elas destacaram ainda a oportunidade que tiveram de conhecer outras culturas e pessoas do mundo todo, fazendo muitas amizades.

Na Universidade do Minho, as acadêmicas cursaram duas matérias de graduação e três de Mestrado em Direitos Humanos, com aulas em diversos períodos e horários. Segundo elas, algumas dificuldades surgiram, mas nada que as fizesse desanimar.

— Em algumas matérias precisamos traduzir acórdãos em francês e em inglês para apresentarmos, o que a princípio nos assustou, considerando que estávamos em uma Universidade diferente, com colegas já formados, introduzidos no mercado de trabalho e até com pós-graduação, mas isso serviu para percebermos que somos capazes, quando há dedicação — relembrou Thais.

De volta à Joaçaba e já retomado as aulas desse, que será o último ano do curso, elas fazem planos. Ainda precisam decidir o que pretendem após concluírem a graduação, sendo uma das opções a de concluir o mestrado iniciado. Mas, independentemente das escolhas elas têm a certeza de que a experiência valeu a pena.

— Esse período de intercâmbio só agregou na vida acadêmica e pessoal. Foi uma oportunidade única, não entendemos que “atrasamos” um semestre na Unoesc, mas, que ganhamos um semestre de estudos e crescimento pessoal, eis que aproveitamos ao máximo cada segundo em Portugal — finalizou Mariana.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X