Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 14:07

Educação

Unoesc Joaçaba tem Curso de Doutorado em Educação aprovado

Publicado em 06/03/2018 ás08:01

Expectativa é que a primeira turma seja selecionada ainda em 2018

Foto: Expectativa é que a primeira turma seja selecionada ainda em 2018

Após a análise de um recurso, o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou por unanimidade o projeto do curso de Doutorado em Educação da Unoesc. A concretização desse importante projeto institucional é mostra de que a universidade está no caminho certo para tornar-se referência no Educação Superior em Santa Catarina e no Brasil.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Fábio Lazzarotti, essa conquista é fruto do árduo trabalho de todos os envolvidos com o projeto, que não mediram esforços para evidenciar que o Programa de Pós-Graduação de Educação da Unoesc já reunia todas as condições para implantar seu Doutorado.

— Agradecemos aos professores envolvidos, coordenadores dos setores de apoio e aos Dirigentes da Unoesc pelo apoio e confiança, em especial, ao prof. Cimadon, nosso Reitor, que esteve inúmeras vezes na Capes para defender a proposta do Doutorado em Educação —  comentou o pró-reitor.

O professor Fábio ressalta ainda, que essa é uma conquista com mérito do Programa e da Instituição, que contribui para a consolidação da Unoesc como Universidade, atendendo plenamente os requisitos legais do Ministério da Educação em relação a exigência de oferta de, no mínimo, quatro Mestrados e dois Doutorados. A Unoesc já oferece o curso de Doutorado em Administração, iniciado em 2017 e aguarda o resultado da avaliação da Capes do Doutorado em Direito para o segundo semestre de 2018, que poderá fechar o ano com três Doutorados. Além dos Doutorados, a Unoesc possui mais seis cursos de Mestrado.

— A aprovação do Doutorado, demonstra que, mesmo distante dos maiores centros urbanos, a Unoesc tem plena capacidade e competência de formar pesquisadores de alto desempenho e contribuir com o desenvolvimento de sua região e do país — destacou.

Conforme destaca o coordenador do mestrado em Educação, professor Elton Luiz Nardi:

— Há toda uma trajetória histórica demarcando a construção do projeto e a edificação das condições necessárias para a implantação do curso de Doutorado. Acerca dessa trajetória, destaco a experiência com o curso de Mestrado, construída ao longo de 15 anos de atividade, por meio da qual foram constituídas as bases para curso de Doutorado. Com este, o Programa de Pós-Graduação encaminha-se em definitivo para a formação de pesquisadores de alto nível acadêmico, agora oportunizada na grande região Oeste Catarinense — afirmou. 

A proposta do doutorado em Educação segue a proposta político-educacional do curso de Mestrado. Desse modo, de acordo com o professor Elton, a implantação do curso de Doutorado e a dinâmica acadêmica inerente ao novo curso configuram uma importante ampliação no domínio de atuação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd).

— Nesse sentido, foram mantidas as duas linhas de pesquisa do Programa, quais sejam: "Educação, Políticas Públicas e Cidadania" e "Processos Educativos”. Já o quadro docente, composto segundo as referidas linhas de pesquisa, foi sendo constituído gradualmente ao longo dos anos. Atualmente, são doze os professores pesquisadores credenciados para o novo curso, seis para cada da linha de pesquisa — explicou o professor.

Com a aprovação, a Unoesc está realizando as medidas institucionais necessárias à implantação do curso, de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Pós-Graduação. A expectativa é que a primeira turma de doutorandos seja selecionada ainda em 2018.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X