Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/04/2024 | 20:31

Esportes

Copa Scherer 4x4 levantou poeira em Capinzal

Publicado em 02/05/2018 ás08:00

Aline Ben/Divulgação

Foto: Aline Ben/Divulgação

A largada da Copa Scherer 4x4 Carbon Free 2018 aconteceu no último sábado, dia 28 de abril, em Capinzal. A prova contou com 34 carros nas categorias Master, Graduados, Turismo (subcategoria Jeep) e Novatos. As duas etapas da prova também foram válidas para a classificação geral do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4x4. Com tempo seco há dias na região, competidores vindos dos três estados do Sul do Brasil participaram da prova e levantaram poeira em um percurso de mais de 100 quilômetros.

O diretor de prova da Copa Scherer 4x4 Carbon Free, Kassiano Kerber, o Kako, destacou a participação de novos competidores e a presença do público em geral. “A gente contou com uma participação bem grande do pessoal do Paraná e do Rio Grande do Sul e também tivemos duplas novas que não vinham andando no campeonato participando devido a etapa fazer parte do campeonato catarinense. Contamos também com uma grande presença de público na área central da cidade e também no Parque de Exposições e isso mostra que o esporte está cada vez crescendo mais e o pessoal está conhecendo o campeonato”, ressalta Kako.

A prova contou com mais de quatro horas de duração, percorrendo uma pista no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro e também passando por reflorestamentos da região. Ao final do percurso na pista, os competidores tiveram uns minutos para cumprir uma etapa importante da prova, plantar as mudas de árvores nativas que fazer parte do compromisso ambiental da Copa Scherer 4x4 Carbon Free. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Estreia da Master

Pela primeira vez a Copa Scherer 4x4 Carbon Free contou com a categoria Master e quatro carros disputaram o primeiro lugar no pódio. O piloto Gustavo Schmidt, de São José-SC, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí-RS e campeão do ano passado pela categoria Graduados, foram os grandes vencedores da prova de Capinzal.

O piloto Victor Pudel, de Toledo-PR, e o navegador Claudemir Hubner, de Caçador-SC, conquistaram o segundo lugar, com o piloto Leandro Riffel, de Piratuba-SC, e o navegador Michael Masson, de Capinzal, na terceira colocação. “A prova estava rápida e com médias justas. Na primeira etapa passamos por um piso escorregadio devido às pedras, e com muitos balaios. Já a segunda etapa contou com referências longas e médias elevadas”, detalha Claudemir.

Três estados no pódio da Graduados

Assim como na Master, a Graduados também contou com os três estados do Sul do Brasil representados no pódio, sendo os grandes vencedores do dia a dupla de Joaçaba-SC formada pelo piloto Eloi Petri e pelo navegador Naor Petry. A segunda colocação foi conquistada pelo piloto de Itapema-SC, Lauro “Papael” Gomes, e pelo navegador de Caxias do Sul-RS, Alexandre Rech. A dupla de Castro-PR formada pelo piloto Leonardo Menarim e pela navegadora Adriana Micheli encerrou a prova em terceiro.

“Ano passado tive a oportunidade de participar de três provas da Copa Scherer e ficou bem claro para mim que é uma competição diferenciada, porque é formada por pessoas apaixonadas pelo rally e pelo off-road. E falo de todos, desde a organização até os competidores, formando assim uma grande família. Foi muito bacana poder estar presente nessa primeira prova em Capinzal vendo a evolução da competição. Estamos confirmados para as próximas etapas”, afirma Alexandre.

Domínio dos Jeeps na Turismo

Pela categoria Turismo a dupla de Caçador-SC formada pelo piloto Bruno Tesser e pelo navegador Welliton Scotti venceu a prova a bordo de um Jeep, mesmo veículo que levou o segundo lugar com a dupla de Ipira-SC formada pelo piloto Cristiano Riffel e pelo navegador Marcos Ihacos. Na terceira colocação uma dupla de Capinzal marcou presença com o piloto Alan Michael Gratt e com o navegador Arlom Savariz.

Pela categoria Jeep os dois primeiros colocados da Turismo subiram novamente no pódio repetindo suas colocações, com o terceiro lugar sendo ocupado pela dupla de Piratuba-SC formada pelo piloto Ari Tondin e pelo navegador André Tondin. “A prova foi muito bem elaborada, com bastante laço e pegadinha. Foi preciso muita atenção do piloto e do navegador. As médias mais altas deixaram a prova ainda melhor, só faltou mesmo a chuva. No resto, a organização caprichou, estão de parabéns”, comenta Bruno.

Pai e filho estreiam no pódio da Novatos

Na categoria destinada aos estreantes o grid contou com 14 carros participando da prova de Capinzal, muitos fazendo seu rally pela primeira vez. Os grandes campeões do dia foram o piloto Valdir Cortina e o navegador Edson Zagonel, de Joaçaba-SC, com a dupla de Piratuba-SC, formada pelo piloto Juliano Matzenbacher e pelo navegador André Hackmann em terceiro lugar.

Já o segundo lugar foi carregado de emoção. Uma dupla de Chapecó-SC viveu um momento especial na Copa Scherer 4x4 Carbon Free em Capinzal. O piloto Roberto Spessatto teve a oportunidade de correr pela primeira vez ao lado do filho, o navegador de 12 anos Samuel Luiz Marinho Spessatto. “Com os resultados de segundo e terceiro nas etapas individuais começamos muito bem na liderança geral da categoria. Após dez anos participando de rallys Brasil afora como navegador, hoje estou tendo a felicidade de competir ao lado do meu filho, isso não tem preço”, registra Roberto.

Calendário 2018

CAPINZAL* | 28 de abril
CONCÓRDIA | 23 de junho
PASSO FUNDO | 28 de julho
PIRATUBA | 8 de setembro
JOAÇABA* | 17 de novembro

*Em 2018, as etapas de Capinzal e de Joaçaba serão válidas pelo Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4x4.

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), organização da West Eventos 4x4 Carbon Free e realização dos jeep clubes de Capim Dourado, Concórdia, Pampa Jipe Clube, Piratuba Ipira e Jeep Club do Vale do Rio do Peixe. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote e Monroe Amortecedores. A etapa local de Capinzal ainda contou com apoio de Hotel Baiolim.

Confira os pódios completos da prova de Capinzal:

PÓDIO MASTER (Piloto/Navegador)

1º | Gustavo Schmidt (São José-SC) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
2º | Victor Pudel (Toledo-PR) e Claudemir Hubner (Caçador-SC)
3º | Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael da Silveira Masson (Capinzal-SC)
4º | Lenoir Paza (Capinzal-SC) e Enedir da Silva Junior (Chapecó-SC)

PÓDIO GRADUADOS (Piloto/Navegador)

1º | Eloi Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)
2º | Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Alexandre Rech (Caxias do Sul-RS)
3º | Leonardo Menarim e Adriana Micheli (Castro-PR)
4º | Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
5º | Sérgio Ricci (Passo Fundo-RS) e André Lengler (Chapecó-SC)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)

1º | Bruno Tesser e Welliton Scotti (Caçador-SC)
2º | Cristiano Riffel e Marcos Ihacos (Ipira-SC)
3º | Alan Michael Gratt e Arlom Savariz (Capinzal-SC)
4º | Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
5º | Guilherme Ody e Luiz Surdi (Capinzal-SC)

PÓDIO JEEP (Piloto/Navegador)

1º | Bruno Tesser e Welliton Scotti (Caçador-SC)
2º | Cristiano Riffel e Marcos Ihacos (Ipira-SC)
3º | Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
4º | Guilherme Ody e Luiz Surdi (Capinzal-SC)

PÓDIO NOVATOS (Piloto/Navegador)

1º | Valdir Biazus Cortina e Edson Zagonel (Joaçaba-SC)
2º | Roberto Luiz Spessatto e Samuel Spessatto (Chapecó-SC)
3º | Juliano Matzenbacher e André Hackmann (Piratuba-SC)
4º | Leonardo Rebellatto (Capinzal-SC) e Deividi Nardi (Passo Fundo-RS)
5º | Alexandre Junior Bilibio e Édipo Bonetti (Luzerna-SC)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X