Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 07/09/2026 | 22:15
Publicado em 25/05/2018 ás16:00
Quantos aparelhos de telefone celular você já teve? E na sua casa, quantos eletrodomésticos ou eletrônicos novos chegaram nos últimos anos? E qual o destino dado aos equipamentos velhos? Possivelmente apenas metade das pessoas que descartaram os equipamentos antigos tenham dado o destino adequado a estes materiais, que é a entrega a empresas que façam a gestão de resíduos eletrônicos.
Na sessão da terça-feira (22), os vereadores receberam, na Câmara de Vereadores de Joaçaba, a proprietária da empresa Alpha Digital, uma empresa joaçabense capacitada em dar a destinação correta para resíduos tecnológicos. Márcia de Souza atendeu a um convite feito pelo vereador Chico Lopes (PMDB).
Segundo Márcia Souza, eletrodomésticos, eletrônicos, celulares e computadores tem vida útil de aproximadamente dois anos. Disse que o país tem cerca de 198 milhões de celulares em uso e cerca de 50 milhões de computadores. Que todos estes equipamentos possuem materiais tóxicos como chumbo, alumínio, mercúrio, ferro, cobre, entre outros, que podem causar danos ao serem lançados na natureza.
“Na Alpha, adotamos a logística reversa. Ou seja, o retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando a preservação ambiental. A empresa também atua com a descontaminação de lâmpadas, atende a mais de 100 municípios e processa em média, cerca de 200 toneladas/ano de resíduos”. Embora perceba que as pessoas estão mais preocupadas em descartar corretamente o lixo eletrônico, Márcia disse que acredita que metade da população ainda não tem esta percepção. Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2017, revelou que apenas 20% do lixo eletrônico gerado no mundo em 2016 (8,9 milhões de toneladas) foram reciclados. A grande maioria destes resíduos – que incluem tudo que possui bateria ou precisa ser ligado na tomada – acaba em aterros sanitários, mesmo que a reciclagem faça sentido economicamente.
Ela também lamentou a falta de fiscalização em relação ao cumprimento de leis que obrigam empresas a dar destinação adequada aos resíduos. Ela respondeu a diversos questionamentos feitos pelos vereadores.
Na opinião do vereador Chico Lopes, a cidade de Joaçaba e região são privilegiadas por ter aqui uma empresa deste ramo. “O que seria feito de todo este material que é coletado pela Alpha? Os municípios teriam um custo para atender esta demanda. Só temos que parabenizar a empresária pela iniciativa”, afirmou.
Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de ImprensaO crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
O acidente ocorreu manhã desta segunda-feira (31) em um trecho próximo à ponte de acesso ao bairro Amarante, no momento em que chovia na região