Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 09:51

Saúde

Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba mais sobre o ato de salvar vidas

Publicado em 14/06/2018 ás17:30

Paulo Goethe/SES

Foto: Paulo Goethe/SES

Considerado o mês vermelho, junho é marcado por importantes ações quando se fala em doação de sangue. O Centro de Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) pretende estimular mais pessoas a doar sangue nos hemocentros do Estado. Comemorado nesta quinta-feira,14, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma data especial da campanha do Hemosc: “Um mês que vale por muitas vidas”.

“O sangue é um produto sem substituto, nós não conseguimos comprá-lo e dependemos exclusivamente da generosidade de um ser humano para com o outro“, explica Patrícia Carsten, gerente técnica do Hemosc.

Mais do que um ato de solidariedade, é uma forma de transformar a vida de quem precisa. Uma única doação, que retira em torno de 450 ml do seu sangue, pode salvar diversas pessoas. O ato é 100% seguro para o doador e exige um rígido controle de qualidade do sangue recebido.

Muita gente ainda tem dúvidas e por isso acaba deixando de doar. Para aqueles que querem apenas saber como funciona, é possível ir até o Hemosc conhecer o processo, sem realizar a doação num primeiro momento.

A importância do doador recorrente

O doador recorrente é aquele que cumpre os prazos para manter a doação em dia. Mulheres podem doar a cada 90 dias, não ultrapassando três doações por ano. Homens a cada 60 dias, não ultrapassando quatro doações ao ano.

Dados sobre doações

No primeiro semestre de 2018, o Hemosc já registrou um crescimento no número de candidatos a doadores, com 70.498 pessoas até o dia 11 de junho. Esse total se refere aos que estiveram no local, independente de passarem ou não na triagem. Durante todo o ano de 2017 foram 142.365 pessoas.

Já em doações efetivas, até 11 de junho deste ano foram 58.445 pessoas. Durante 2017, foram 117.776 doadores em Santa Catarina.

Os estoques possuem prazo de validade e, por isso, é tão importante que os doadores voltem ao Hemocentro após o intervalo necessário para doação.

O sangue quando doado é dividido em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma, entre outros, para atender a diversas solicitações médicas e são distribuídos para hospitais e clínicas. O material é conservado em soluções anti-coagulantes e preservantes, que permitem as seguintes validades:

- concentrados de Hemácias: entre 21 e 42 dias;

- concentrado de Plaquetas: 5 dias;

- plasma: mantém-se congelado até a necessidade.

Todos os dias, às 5h, os estoques de sangue são atualizados no site do Hemosc, de acordo com o tipo sanguíneo.

“Nós precisamos de sangue o tempo todo. Se você tiver alguma dúvida se questione: e se fosse eu? Sempre há pacientes nos hospitais precisando de transfusão de sangue. Esse paciente poderia ser você ou alguém da sua família”, enfatiza a gerente técnica do Hemosc.

O que é preciso para doar sangue

Todos os candidatos passam por uma triagem clínica com entrevista, na qual é fundamental contar sobre seus problemas de saúde. Tudo o que você disser será mantido em sigilo e é imprescindível dizer a verdade, para que a doação não prejudique as pessoas que receberão seu sangue.

Para doar é preciso ter idade entre 18 e 69 anos, estar em boas condições de saúde – sem feridas ou machucados no corpo. É necessário pesar mais de 50kg (com desconto de vestimentas), ter repousado bem na noite antes da doação, evitar jejum (fazer refeições leves e não gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação). É essencial evitar o uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos desde que tenham a presença e autorização formal dos pais ou responsável legal.

O limite para a primeira doação é de 60 anos.

É imprescindível a apresentação de documento de identidade, com foto, emitido por órgão oficial.

“A doação de sangue não traz problema nenhum pra quem doa sangue, o material é todo descartável, não tem risco algum de contaminação”, explica Patrícia.

Ajude a salvar vidas

Neste mês compareça a uma das unidades em Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Tubarão, Joaçaba, Lages, Chapecó, Jaraguá do Sul ou Joinville e doe sangue!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X