Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 05:36

Joaçaba

Saúde de Joaçaba utiliza classificação de risco para atendimento

Publicado em 22/06/2018 ás16:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Através de recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba utiliza a tecnologia de Avaliação com Classificação de Risco, permitindo maior agilidade no atendimento a partir da análise do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.

Para isso, ao dar entrada em uma unidade de saúde, o paciente é acolhido e posteriormente passa por um profissional da saúde, que deverá aferir os Sinais Vitais (Pressão Arterial, Temperatura, Frequência Cardíaca e Saturação de Oxigênio), além das medidas antropométricas (peso e altura) e realizar a escuta do paciente quanto ao motivo da procura da Unidade de Saúde. A partir de todas as informações coletadas, o paciente é classificado, utilizando as cores azul, verde, amarelo e vermelho.

São classificados como azul, pacientes que não necessitam de atendimento urgente e podem ser atendidos em até 4 horas ou ser agendado para outro dia. São classificados como verde, pacientes que precisam ser atendidos no mesmo dia levando em conta a estratificação de risco biológico e a vulnerabilidade psicossocial e podem ser atendidos em até 2 horas. São classificados como amarelo, pacientes que necessitam atendimento breve e devem ser atendidos em até 60 minutos. São classificados como vermelho, pacientes que necessitam de intervenção da equipe no mesmo momento e o atendimento deve ser imediato.  Para orientar a população sobre a classificação, todas as unidades de saúde do Município apresentam na recepção cartazes explicativos, além de promover campanhas periodicamente sobre o assunto.

As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário. Este atendimento prioritário ocorrerá desde que não haja pacientes de maior gravidade de acordo com a Classificação de Risco.

De acordo com o secretário de Saúde, Celso Brancker, a classificação de risco é muito importante, pois além de organizar os atendimentos, também garante um atendimento mais humanizado. “A classificação de risco não é só uma previsão legal do Ministério da Saúde que devemos seguir, ela também organiza o fluxo de pacientes que procuram os nossos serviços e garante um atendimento mais humanizado e resolutivo, já que nenhum paciente deve sair do acolhimento sem um encaminhamento ou resolutividade do problema que o levou a procurar o serviço”, afirmou Celso.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X