Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 02:22

Herval d' Oeste

Câmara de Herval aprova Moção de Protesto contra Copérdia

Publicado em 18/06/2013 ás12:48

Joce Pereira

Foto: Joce Pereira

Várias foram as aprovações de indicações e requerimentos por unanimidade na sessão desta segunda-feira (17) do Legislativo hervalense. 

Indicações

Adelar Provenci – Kiko- e Euclides Filipini- Clidão (PSDB): Instituição de legislação para isentar pessoas desempregadas do pagamento de taxa de inscrição para os concursos e processos seletivos no âmbito da Administração Pública Municipal. A cobrança desta taxa afasta a possibilidade das pessoas desempregadas e  que se encontram em dificuldades financeiras e poucos recursos, da participação nestes certames. Esta indicação visa a instituição de uma Legislação pelo Executivo, para proporcionar o acesso das pessoas desempregadas aos concursos públicos e processos seletivos.

Jean Patrick Giusti, Euclides Filipini (PSDB) e Tomaz Conrado (PMDB) - Retirada de um pinheiro (araucária) que se encontra no meio da Rua Nilson Martini, próximo a entrada do Loteamento no Bairro Rupp. É indicado o corte desta árvore nativa, já que está comprometida em sua estrutura e com a possibilidade de cair e atingir as moradias próximas, podendo ocasionar uma tragédia. Como se trata de uma espécie nativa que deve ser preservada, no seu corte deve ser observado as determinações da Lei Federal nº11.428/2006, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, ao qual seus Art. 14 e Art.20 regulamentam esta supressão de vegetação.

Osni de Ávila (PSD) - Implantação de camada asfáltica ou recapeamento nas vias públicas localizadas no Bairro Santo Antônio. Estas vias se encontram em péssimas condições de tráfego, devido a sua pouca manutenção e ao natural desgaste causado pelo tráfego de veículos em seu percurso. É indicado ao Executivo a implantação de tubulação, meios-fios e camada asfáltica. E nas vias que se encontram com asfalto, realizar o recapeamento visando promover a manutenção e a conservação dos serviços que foram realizados. 

Davi Frozza (PSD) - Cruzeiro do Morro da Cruz. Algumas entidades como CDL, ACIHO e Rotary vêm sugerindo a reforma da cruz, o que não dispenderia muitos gastos, sugerem também para que se construa no local novo cruzeiro e um mirante. A Prefeitura elaborou ainda na gestão anterior projeto para revitalizar o Morro da Cruz. É solicitado ao Executivo as reformas necessárias do Cruzeiro e posteriormente construção de um novo Cruzeiro e mirante.

Requerimentos

Adelar Provenci e Euclides Filipini (PSDB) - Instalação de duas lombadas físicas na Rua Laurentino Aquiles Fiorin na altura do nº 141 e Rua Nilson Martini, entre os nº 142 e 156, localizadas no bairro Jardim José Rupp. Tal solicitação deve-se as reivindicações dos usuários das referidas vias devido ao grande movimento de trânsito e a velocidade empreendida pelos condutores de veículos, que em sua grande maioria não respeitam a velocidade máxima permitida.

Jean Patrick Giusti (PSDB) - Pedido de Informações sobre o responsável pela limpeza e Coleta de Lixo nas escadarias existentes no município.  Tais escadarias, principalmente a que liga a Rua Santos Dumont a Rua José Bonifácio, ao lado da Rádio Líder, estão se tornando depósito de todo tipo de lixo, que provavelmente são ali jogados por populares e usuários deste local. 

Tomaz Conrado (PMDB) - Instalação de duas lombadas físicas na Rodovia do Ovo e ponto de ônibus em frente ao Incubatório da empresa BRF - Foods. A primeira solicitação é um pedido dos usuários devido ao grande movimento de trânsito e a alta velocidade empreendida pelos condutores. Também ponto de ônibus com abrigo para os usuários que precisam apanhar ônibus naquele local principalmente em dias de chuva. 

Davi Frozza (PSD) - Requer espaço no Momento da Presidência na sessão do dia 15 de julho para que o Engenheiro Marcus Stolf, Presidente do Instituto Dual de Educação de Joinville, no qual irá expor seu  Projeto “Destinação 100% ambientalmente correta de resíduos urbanos”. 

Moção de Protesto

De nº001/2013 de autoria do vereador Everton Parisenti (PMDB)- Referente aos produtores rurais e integrados que demonstram descontentamento em relação à  Copérdia. Em maio deste ano, após certo tempo de adaptação após a incorporação da Cooperio, a cooperativa Copérdia assumiu o comando das atividades produtivas rurais na região. Houve muitas mudanças desde então. As maiores reclamações são geradas em torno dos integrados de suínos devido ao tratamento dispensado aos mesmos pela  Copérdia. A Câmara de Vereadores de Herval d'Oeste protesta em solidariedade aos produtores rurais e integrados. 

Momento da Presidência

Gilmar Dri (PSD) - O presidente falou sobre o lixo jogado nas escadarias do município, onde muitas vezes a população joga lixo em local não adequado o que causa mau cheiro e em alguns casos proliferação de insetos. Pediu que população tenha mais responsabilidade em relação a isso. Quanto aos pedidos de lombadas físicas, destacou que quando a rua é de difícil acesso, gera reclamação. Quando se asfalta, o que acontece é a velocidade alta empreendida pelos motoristas e assim pedidos de lombadas, que o condutor de veículos tenha maior responsabilidade e conscientização. Quanto à Moção de Protesto em relação a Coperdia, frisou que acompanha a atividade leiteira e sabe das dificuldades encontradas pelos agricultores. Agricultor que tem um papel fundamental na sociedade. Dri sugeriu que cooperativas e empresas integradoras dividam lucro com o produtor, como forma de incentivo. O 26º Batalhão de Polícia Militar encaminhou ofício a Casa sobre a impossibilidade de um representante comparecer na sessão, por compromissos já assumidos. O assunto em questão é o Projeto de Lei Legislativo que revoga a Lei que proíbe o consumo de bebidas alcoolicas em locais públicos não destinados a essa função. O presidente afirmou que será encaminhado novo ofício para que representante do 26º Batalhão participe da sessão para debater o projeto. 

Sessão Temática dia 24

A sessão do dia 24 será Temática para debater com a comunidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Jean Patrick Giusti sobre a regulamentação para controle populacional de animais domésticos.

Fonte: Joce Pereira

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X