Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 06:01

Joaçaba

Vereadores elogiam manifesto ocorrido em Joaçaba

Publicado em 19/06/2013 ás19:15

De forma unânime, os vereadores do legislativo joaçabense fizeram comentários favoráveis às manifestações ocorridas na tarde de terça-feira (18), quando centenas de pessoas se reuniram em frente à prefeitura e à Câmara para protestar. Aqui, o foco principal não foi o valor da tarifa do transporte público. Os cartazes exibidos pediam pela implantação do campus da Udesc em Joaçaba, prometido há mais de dois anos. Melhores salários aos professores, mais investimentos em educação e saúde e menos Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional (SDRs). Também mencionavam os altos investimentos feitos pela prefeitura de Joaçaba no carnaval e pelo governo federal na construção de estádios para a Copa.

O presidente Eloi Hoffelder parabenizou os manifestantes por estarem engajados no movimento nacional e pela forma pacífica do protesto. “Porém, acredito que estes protestos deveriam ter ocorrido antes quando, ainda em 2011, o governo federal conseguiu fazer com que fosse aprovada a flexibilização da Lei das Licitações (Lei 8.666) para obras da Copa das Confederações, Copa de 2014 e da Olimpíada 2016. Naquele momento já se abriam brechas para possíveis desvios de recursos”, concluiu o presidente.

O vereador Jucelino Ferraz disse que esteve junto com o grupo de manifestantes e também apoiou e elogiou a iniciativa. Já o vereador Luiz Vastres disse que os protestos indicam a revolta da população contra a classe política, especialmente na esfera federal. “Não pude estar presente, mas se existirem outras certamente estarei junto”. A vereadora Divair disse que o movimento é importante para que os governantes percebam quais são as reais necessidades da população.

O vereador Almir Pastori afirmou que o momento deve provocar uma reflexão. Ele elogiou o protesto pacífico de Joaçaba e o trabalho da Polícia Militar. Vilmar Zílio ressaltou que os brasileiros devem estar atentos na hora do voto e escolher representantes qualificados. O vereador Chico Lopes disse o protesto foi um ato de civismo. “O povo está demonstrando que não está contente com as políticas públicas”.

Transporte gratuito: o vereador Éber Bündchen também teceu comentários favoráveis a manifestação realizada em Joaçaba. Ele apresentou informações sobre cidades onde o transporte público é gratuito já que, o alto custo do transporte público foi o estopim para o início das manifestações que acabaram por tomar todas as regiões do país. Segundo Éber as cidades de Talin na Estônia, Sydney na Austrália, Baltimore nos Estados Unidos e, Porto Real no Rio de Janeiro e Agudos, no interior de São Paulo são exemplos de cidades onde os custos com o transporte público são bancados por governos e prefeituras.

“Temos a prova de que isso é possível. Quando se tem transporte público que funciona bem e é de graça, porque usar carro próprio? Esta medida colabora para a mobilidade urbana pois, muitos carros deixariam de circular pelas ruas, melhorando o fluxo do trânsito. Acredito que está na hora de iniciarmos uma discussão sobre este assunto aqui, envolvendo Joaçaba, Herval D’ Oeste e Luzerna”, concluiu Éber.   

Fonte: Adriana Panizzi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X