Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 07:26

Geral

Acadêmicos de Engenharia Mecânica desenvolvem robôs que andam

Publicado em 19/07/2018 ás09:30

Alunos observando o desempenho de um dos robôs

Foto: Alunos observando o desempenho de um dos robôs

Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Engenharia Mecânica, da Unoesc Joaçaba, tiveram um grande desafio durante o primeiro semestre de aulas. Desafio no qual, precisaram aliar teoria e prática construindo mecanismos, que movidos por um único motor, se movimentassem andando.

Para a realização da tarefa, a turma foi dividida em seis grupos e com a ajuda de um software desenvolveram o projeto, a modelagem geométrica dos componentes mecânicos e as simulações dinâmicas e de transmissão desses mecanismos. Depois, foi a vez de que encontrar formas de fabricar os robôs.

— Alguns dos acadêmicos optaram por utilizar madeira e impressão 3D, outros, peças em aço. Além disso, utilizaram partes de impressoras, engrenagens e peças diversas. Tudo precisou ser modelado ou cortado para se adaptar ao projeto, ou seja, foi um processo que exigiu bastante deles — ressaltou o professor Guido Willian Navia Valério.

Ao final da atividade, os acadêmicos reuniram-se na sala de aula para apresentar os resultados. Na oportunidade, eles compartilharam suas ideias, dificuldades e, principalmente, mostraram o desempenho obtido pelo robô que foi colocado para andar.

— Os alunos perceberam que no papel as coisas são muito mais simples que na prática. Foi gratificante ver a dedicação durante a execução de cada fase do projeto e a felicidade deles apresentando aquilo que eles próprios construíram, que era o objetivo principal da tarefa —  finalizou o professor.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X