

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 23/04/2025 | 11:41
Publicado em 26/06/2013 ás10:06
Um momento para aproximar os setores empresarial e acadêmico, de modo a alavancar a pesquisa científica voltada a dificuldades ou demandas vivenciadas pelas empresas da região. Essa foi a proposta da “Tempestade de Ideias”, realizada na noite desta segunda-feira (24) pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc Joaçaba.
Dezenas de professores e estudantes de diversos cursos acompanharam apresentações feitas por representantes das empresas Celulose Irani, Hisa/Weg e Limger, já consolidadas no mercado; da KSM e da Salus, incubadas na Incubadora Tecnológica de Luzerna; da Geologue, Agrogen, DrySteel, Geral Vestimentas e Habitat, que são projetos pré-incubados na Unoesc. Cada representante teve entre cinco e 40 minutos para apresentar sua empresa e falar sobre áreas em que a organização carece de investigação científica para obter crescimento ou melhorar os seus processos.
– É [um momento] importante para os estudantes, por que gera ideias para que os trabalhos de conclusão de curso ou as pesquisas que venham a desenvolver durante o curso abordem demandas reais e que têm aplicação no mercado. Por outro lado, é importante para as empresas, que têm a chance de estabelecer parcerias para o desenvolvimento de estudos que irão lhe beneficiar, além de terem uma oportunidade de divulgação entre os futuros profissionais de várias áreas e potenciais colaboradores – diz o professor Ricardo Antonello, responsável pelo NIT da Unoesc Joaçaba.
Ele também destaca que a iniciativa possibilitará o contato que entre estudantes, professores e profissionais de várias áreas, o que pode resultar em parcerias para pesquisas conjuntas.
Iniciativa aprovada
– Tenho certeza de que essa foi e será uma das melhores formas de implementar ou resgatar a associação entre pesquisa e extensão na Unoesc. É uma ideia com alvo certo. Isso é inovação.
A afirmação é do professor Dr. Geisson Marcos Nardi, da Área das Ciências Biológicas e da Saúde. Assim como ele, os estudantes e os profissionais das empresas que participaram da primeira edição da “Tempestade de Ideias” aprovaram a iniciativa.
– Foi interessante, muito útil para o propósito, que era dar ideias para pesquisas – diz Cristiane de Pelegrin, que está na 9ª fase de Engenharia da Computação.
Samuel Ceron, analista de processos da Hisa/Weg, também considerou o evento bastante positivo, tanto para alunos e professores conhecerem os processos e produtos da empresa e suas necessidades, como também pela interação que proporcionou entre as empresas.
– Soluções para problemas comuns podem ser disseminadas – acrescenta o analista, que também acredita que a aproximação entre empresas e universidades é válida para o surgimento de parcerias para estágios e pesquisas.
Fonte: Bruna Santos de Andrade/UnoescDe acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a motocicleta era ocupada por um casal. Ambos sofreram ferimentos e foram encaminhados ao Hospital
No sepultamento, o funcionário da funerária não conseguiu acomodar o caixão no jazigo. Diante disso, utilizou marreta, serrote e outras ferramentas
Após ser resgatado, Cezar Filho, natural de Curitibanos, foi encaminhado ao Hospital Hélio Anjos Ortiz, mas não resistiu aos graves ferimentos
A Polícia Militar foi acionada na manhã desta terça-feira (22) para atender, simultaneamente, a um acidente de trânsito e a invasão de domicílio
Os policiais realizavam monitoramento em um ponto conhecido por tráfico de entorpecentes quando observaram um usuário entregando a pizza
Em reconhecimento à sua trajetória e dedicação à comunidade, o prefeito Juliano Schneider decretou luto oficial de três dias no município