Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 19:23

Herval d' Oeste

Herval escolhe vencedores do Concurso Recicla CDL na Escola

Publicado em 18/10/2018 ás08:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Uma comissão formada por integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Herval d’Oeste, Secretaria de Educação e Nativa Comunicação, fez a seleção do desenho e redação que irá representar o município na 8ª edição do Concurso Recicla CDL na Escola 2018, que prevê a participação dos alunos do ensino fundamental (1ª a 9ª séries) das Escolas Públicas Municipais de Herval d’Oeste.

O concurso compreende duas modalidades: Desenho e Redação. A modalidade Desenho é destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e, a modalidade Redação, para os do 6º ao 9º ano. O tema deste ano é “O que você pode fazer para promover um consumo consciente”.

De acordo com Joceli Andrade, presidente da CDL Herval d' Oeste, os alunos foram muito criativos e souberam expressar bem o tema por meio de desenhos e redação. "Os alunos mostraram que sabem o que fazer para mudar e garantir a sustentabilidade do planeta por meio dos desenhos e redações. Precisamos agir como eles e com pequenas atividades para melhorar nossa cidade, região e país, promovendo a conscientização e conservação do meio ambiente".

A comissão que avaliou os trabalhos foi formada por Silvana Lazzarini Bulla, diretora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Herval d’Oeste, Fernanda Ferreira, diretora secretária da CDL, Paula Patussi, assessora de comunicação da Nativa Comunicação e a secretária executiva da CDL, Jennifer Apª Maciel Fernandes.

Participaram do concurso seis escolas do município, sendo 629 alunos na categoria de desenho e 152 na categoria de redação. As escolas participantes foram: Escola Básica Municipal Cruz e Sousa – 1ª à 9ª série (Redação e Desenho – 125 alunos); Escola Básica Municipal Estação Luzerna - 5ª à 8ª série (Redação e Desenho – 52 alunos); Grupo Escolar Municipal Professor Adolfo Becker – 1ª à 5ª série (Desenho – 135 alunos); Grupo Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima – 5ª série (Desenho - 36 alunos); Centro Municipal de Educação Pequeno Príncipe - 1ª à 5ª série (Desenho – 289 alunos) e Escola Alcino Fernandes – 3ª ao 5º ano (Desenho – 17 alunos).

A comissão analisou tanto nas redações como nos desenhos inscritos os critérios: adequação ao tema - conformidade obrigatória em relação ao texto ou desenho e o tema proposto, qualidade da redação – correção gramatical, a objetividade, a ortografia, a concordância, a organização e a condução da ideia, a originalidade e ineditismo – a redação ou o desenho - não podendo ter sido publicados em quaisquer mídias ou ter outros concursos.

Os vencedores foram:

Redação: Beatriz Regina Rosa, do 9º ano da Escola Básica Municipal Cruz e Souza, tendo como professora orientadora Luciane Rezende;

Desenho: Renan Henrique Cassemiro, do 4º ano do Grupo Escolar Municipal Professor Adolfo Becker, tendo como professor orientador Jorge A. Santos.

Para Silvana Lazzarini Bulla, diretora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, o trabalho que a CDL Herval d' Oeste realiza anualmente é importante e o município dá total apoio as escolas. "As escolas são incentivadas a ter grande participação de alunos porque acreditamos que é na escola que essas questões ambientais e de sustentabilidade devem ser discutidas e, que os alunos tornem-se multiplicadores, levando para suas casas essa mensagem de reciclar, reutilizar e reaproveitar", disse.

Premiação

Os alunos recebem como premiação nesta fase municipal 1 kit (mochila e material escolar), e a partir do momento da seleção dos trabalhos da fase municipal, seus trabalhos entraram na disputa estadual do concurso. Já na fase estadual, a premiação será 1 tablet para o aluno e o professor/orientador.

As 5 melhores redações e os 5 melhores desenhos entre todos os trabalhos vencedores nos municípios serão selecionados por uma comissão julgadora. Além dos 5 melhores desenhos, a comissão julgadora elege outros 7 para comporem o calendário de mesa anual da FCDL/SC. Seguindo o cronograma do concurso, a comissão julgadora da fase estadual terá até o dia 15 de novembro para selecionar os 5 melhores desenhos e redações. Cada escola, por meio da comissão julgadora, escolheu a melhor redação e desenho para representar as escolas participantes do concurso.

Os vencedores da fase estadual serão conhecidos no dia 15 de novembro. Cada ganhador receberá um Kit Escolar (mochilas/ bolsa, cadernos, estojos, de lápis, estojos de canetas diversas, bonés e camisetas) da FCDL/SC, e representarão o município.

Saiba mais - O concurso é uma ação da FCDL/SC promovida desde 2011, com o objetivo do concurso é de que os estudantes reflitam sobre a natureza e o homem, onde os dois precisam viver em harmonia, buscando estimular tanto os estudantes, quanto os educadores de todo o Estado sobre o seu papel no meio ambiente.

Em 2017 o Recicla CDL teve 152 mil alunos, de 860 escolas, de 141 municípios. Já em 2018 teve um aumento significado, com 196 mil alunos de 1.420 escolas de 152 CDLs (categoria desenho: 124.428, categoria redação: 72.391). 

Fonte: Nativa Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X