Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 03:48

Geral

Mundo Senai: oportunidades de mercado à estudantes

Publicado em 13/11/2018 ás11:32

Natália Camarotto, aluna de Usinagem

Foto: Natália Camarotto, aluna de Usinagem

Na última semana, o SENAI abriu mais uma vez suas portas para que a comunidade pudesse conhecer, além da estrutura física, o potencial de conhecimento dos alunos, por meios do Mundo SENAI. Em Luzerna, mais de 1.600 pessoas passaram pela unidade ao longo dos dois dias de evento (08 e 09 de novembro), podendo explorar o universo dos cursos oferecidos.

De acordo a diretora das Unidades do SENAI do Meio Oeste, Silvana Meneghini, além de conhecer a estrutura do SENAI e as ocupações técnicas e cursos oferecidos, o Mundo SENAI também oportuniza uma aproximação da comunidade com o trabalho que é realizado. "Essa é a 15ª Edição do Mundo SENAI e a comunidade pode ter contato com os projetos desenvolvidos pelos cursos que promovem a formação profissional e  tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, por mostras tecnológicas, orientação profissional e visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria", destacou. "Durante a manhã, tarde e noite, a comunidade pôde conhecer projetos inovadores  e de qualidade, demonstrando a tecnologia como aliada,  as quais podem inspirar os alunos na escolha de uma profissão de maneira mais segura e assertiva", completou.

Silvana ressaltou que simultaneamente ao Mundo SENAI, ocorreu a primeira edição do Arena Luzerna de Empreendedorismo, que é uma ponte entre ideias inovadoras à investidores e ao mundo empresarial. "O SENAI também tem essa preocupação, não somente trabalhar na formação técnica dos jovens, mas suprir as demandas que as empresas da região tem, mostrando aos alunos a diversidade de caminhos que podem ser seguidos".

Empolgada com seu projeto, Natália Camarotto, de 15 anos, aluna de Usinagem no SENAI Joaçaba, apresentou seu caminhão rosa em meio a uma grande cidade criada por seus colegas. Ela iniciou na unidade há 1 ano e teve conhecimento do curso por amigos. Além de ser aluna de colégio público, fez aulas de iniciação do Senai. Também é filha de ex-professor do Senai.

"Não é uma tarefa fácil terminar um projeto para apresentar à família, colegas e a comunidade. Tivemos que estudar muito e se dedicar para terminar o protótipo de caminhão", contou Natália, salientando que quer seguir a área de Engenharia Mecânica. "Sempre quis essa área, e cursar Usinagem me fez gostar ainda mais e me ajuda bastante a conhecer esse mundo, porque é o que eu quero seguir como carreira".

De acordo com o professor de Aprendizagem Industrial, Gilberto Warken, os alunos de Usinagem receberam os desenhos dos caminhões e individualmente desenvolveram seus protótipos. A mini cidade teve caminhões boiadeiros, guincho, madeireiros, plataforma, entre outros.

Circulando pelo SENAI, os jovens puderam conhecer diversos projetos na área de Edificações e Mecânica;  Eletromecânica; Informática; Automação Industrial e Eletrotécnica.

Acesso ao mercado de trabalho

O SENAI oferece diversas possibilidades de formação com foco no setor industrial. Ao longo de 76 anos, a instituição já formou mais de 73 milhões de trabalhadores no Brasil. São mais de 450 cursos ofertados, que vão da iniciação profissional, passando por cursos técnicos, até a graduação e pós-graduação tecnológica. Em Santa Catarina, são mais de 100 mil matrículas por ano.

No mercado de trabalho, os profissionais formados pela instituição têm espaço garantido e com boa remuneração. De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, 95% das indústrias têm preferência por profissionais do SENAI.

Fonte: Nativa Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X