Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 22:30

Geral

Sindicato do Comércio de Joaçaba e região é homenageado pela Alesc

Publicado em 20/11/2018 ás20:30

Eduardo Guedes

Foto: Eduardo Guedes

Através de proposição do deputado Neodi Saretta, a Assembleia Legislativa realizou um Ato Parlamentar Solene para celebrar os 66 anos de fundação do Sindicato dos Empregados do Comércio de Joaçaba e Região. A instituição atende 21 municípios da região e possui mais de 4.500 comerciários, empregados em aproximadamente 1000 empresas.

Saretta, propositor da homenagem, destacou a importância dos sindicatos na vida dos trabalhadores. “O Sindicato tem feito um trabalho muito importante na defesa dos comerciários ao longo desses 66 anos. Sabemos que as categorias precisam ter representações e o sindicato tem feito isso. É uma entidade que precisa ser reconhecida, por isso nada mais justo fazermos essa homenagem”, disse o parlamentar.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba e Região, Edson Paulo Damin, falou que o sindicato tem um papel muito importante na vida dos trabalhadores e também de toda a classe trabalhadora. Ele destacou as principais lutas da entidade. “As lutas sempre foram em prol e na ampliação dos direitos da classe trabalhadora. Uma das principais bandeiras que defendemos é a redução da carga horária de 44 para 40 horas semanais, pois achamos que essa redução atende a expectativa do trabalhador e consequentemente poderá render muito mais no seu emprego”, disse.

Nestes 66 anos, o Sindicato lutou pela implantação do 13° salário, pagamento de férias, garantias salariais, horário digno de trabalho e pela aprovação da Lei Municipal determinando o fechamento dos supermercados aos domingos. Além disso, o Sindicato continua trabalhando fortemente contra o horário livre do comércio.

Além de Joaçaba, o Sindicato atende os municípios de Herval d'Oeste, Ibicaré, Tangará, Capinzal, Erval Velho, Lacerdópolis, Ouro, Agua Doce, Treze Tílias, Catanduvas, Vargem Bonita, Luzerna, Campos Novos, Monte Carlo, Vargem, Zortéa, Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos e Anita Garibaldi.

Durante a solenidade foram homenageados o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba e Região, Edson Paulo Damin, que representou a entidade; Frederico de Souza Matos, um dos primeiros presidentes do Sindicato; Nelson Antonio D`Agostini, presidente eleito por uma junta governativa, no final da década de 1960; Suely Maria Dos Santos, filiada mais antiga do Sindicato; Nilo Sérgio Silva Kerber, associado mais antigo; Aquilino Rodrigues, secretário geral do Sindicato e Presidente da entidade de 1983 até 2016; Neudi Antonio Giachini, Comerciário e Diretor Executivo Da Fecesc; Francisco Alano, Presidente da Fecesc e; Ivo Castanheira, tesoureiro da Fecesc e diretor do Dieese Regional de SC.

O Ato Parlamentar Solene aconteceu na noite desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Fonte: Susana Rigo/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X