Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 16/06/2026 | 22:07
Publicado em 04/07/2013 ás14:07
Os vereadores da bancada do PP na Câmara de Vereadores de Joaçaba, Divair De Marco e Jucelino Ferraz e o vereador Almir Pastori (PSDB) consideraram alto demais o número de servidores do município. Eles receberam na última semana a resposta de um Pedido de Informação que solicitou nome, número de servidores e local de atuação dos servidores públicos municipais. A relação que inclui estagiários e comissionados aponta o número de 861 servidores. Considerando o número de habitantes apontados pelo IBGE no Censo de 2010 (27.020), o município possui um (1) servidor público para cada grupo de 31 habitantes.
O vereador Ferraz faz um comparativo com o município de Videira onde o número de habitantes, segundo o IBGE, é de 47.188 e o número de servidores públicos do Poder Executivo, de acordo com o Portal da Transparência, é de 926. “Neste caso, a média de servidor por habitante é de 50.95, ou seja, 1 servidor para 51 habitantes. “Nem precisamos de comparativo para evidenciar que em Joaçaba existem muitos servidores pois, basta entrar na prefeitura e ver o elevado número de pessoas existentes em cada sala”, frisou Ferraz.
O vereador Pastori disse que isso reflete a tradicional prática de retribuição de favores políticos. Ressaltou ainda que se o Executivo, mesmo com este total de funcionários está abaixo do índice previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal ( Lei 101/2000) poderia então valorizar os efetivos já existentes com melhores salários ao invés de realizar novos concursos e contratar muitos comissionados.
Já a vereadora Divair disse que é notório que o município dispõe de poucos recursos para investimentos e, por isso, é preciso rever a forma de gestão, readequar situações, entre elas o funcionalismo. “O poder público deve funcionar como uma empresa, conter gastos e aumentar o lucro, neste caso aumentar investimentos naquilo que é realmente necessário para a população”.
Fonte: Adriana PanizziDe acordo com relatos de testemunhas à Polícia Militar, a discussão começou quando a ex-companheira chegou ao local e encontrou Maico acompanhado de o
A guarnição, que já possuía informações sobre a existência de um mandado de prisão expedido pela Comarca de Joaçaba, localizou a mulher no interior de
O condutor do automóvel ficou preso às ferragens, sofreu múltiplas fraturas e já não apresentava sinais vitais quando as equipes de socorro chegaram a
Para cumprir as ordens judiciais e evitar fugas, os policiais montaram um cerco simultâneo que se estendeu por diferentes regiões do estado. A primeir
As lideranças manifestaram indignação com o projeto, que prevê investimentos de bilhões de reais na concessão de 30 anos, mas que contempla apenas 29
O suspeito, que já era conhecido pelas equipes policiais, foi localizado por volta das 16h30, durante rondas preventivas. Após a abordagem e a confirm