Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 06:06

Estado

Monitoramento e emissão de alertas resultam em mais segurança

Publicado em 31/12/2018 ás09:45

Arquivo/SECOM

Foto: Arquivo/SECOM

Desde o início de 2018, o projeto de Proteção e Defesa Civil em implantação pelo Estado se tornou perceptível e operacional. No Sul de Santa Catarina, em Araranguá, foi entregue o radar móvel, destinado a cobrir a região. Com esta ação, o Estado passa a ter a cobertura total de radares meteorológicos. Em conjunto, foi adquirida e instalada a antena de captação de imagens do satélite GOES 16 (Geostationary Operational Environmental Satellite). Os dados fornecidos pelos radares, imagens de satélite, estações de superfície e os modelos meteorológicos de alta resolução, a qualidade da previsão de curtíssimo prazo e emissão de alertas para a população tiveram um ganho exponencial. Possibilitando, assim, o monitoramento mais rápido para a emissão de alertas, resultando em mais segurança para a população.

Neste ano, foram instalados 41 kits de transposição de obstáculos (pontes) em cidades atingidas por desastres naturais. A ação é realizada em parceria com o município, que constrói as cabeceiras e finaliza os acessos. O kit é de concreto, pré-fabricado, custa cerca de 50% de uma ponte convencional e pode suportar até 70 toneladas. Substitui as pontes antigas danificadas pelo tempo ou pela força de enxurradas. Desde 2013, a Defesa Civil SC já instalou 356 kits em Santa Catarina.

Apoio aos Municípios

A cada evento meteorológico intenso, a Defesa Civil de Santa Catarina presta o apoio aos municípios. Dentre as ações de resposta, os kits de Assistência Humanitária.

Item de assistência humanitária

Quantidade fornecida pelo Estado em 2018

Acomodação casal: 257

Acomodação solteiro: 613

Água potável garrafa de 5 litros: 3544

Cesta básica 7 dias: 1093

Colchão casal: 470

Colchão solteiro: 1008

Cumeeiras: 354

Kit de higiene: 724

Kit de limpeza: 785

Prego (kg): 58

Telhas 4 mm: 21776

TOTAL: 30682

Neste ano, a Defesa Civil catarinense realizou a entrega de 42 casas modulares para famílias atingidas por eventos meteorológicos ou que foram retiradas de áreas de risco. As casas são compostas por dois quartos, sala/cozinha, banheiro e área de serviço e possuem cerca de 40 metros quadrados.

Município

Número de casas modulares entregues em 2018

Ituporanga: 06

São Miguel do Oeste: 01

Ponte Serrada: 25

Lindóia do Sul: 03

Tijucas: 07

TOTAL: 42

Eventos e capacitações

Os eventos e capacitações realizados tiveram como objetivo ampliar o conhecimento sobre ações relacionadas à Defesa Civil como forma de transmitir uma cultura de prevenção contra os desastres naturais e minimizar os impactos gerados. Nos cursos ministrados nas escolas, os professores recebem capacitação, sendo acompanhadas pelos Coordenadores Regionais da Defesa Civil SC.

Na área de produtos perigosos, nosso estado também é referência. A SDC realiza eventos e treinamentos para capacitar os gestores tecnicamente na manipulação, transporte e fiscalização de produtos perigosos. Da mesma forma para preparar a população para agir e saber quem acionar nessas situações.

Em maio, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) fez a entrega, em Florianópolis, do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). O complexo sedia a estrutura administrativa e operacional da Defesa Civil de Santa Catarina.

O Centro firma o papel de integração, estreitando os laços entre todas as agências de governo. No período entre julho e novembro de 2018, mais de 7 mil profissionais passaram por capacitação com o apoio da estrutura da Defesa Civil catarinense. Os treinamentos ocorreram em seminários, palestras e videoconferências, resultando em economia de recursos em deslocamentos e diárias.

Alerta no celular

Com a cobertura total de radares meteorológicos e acompanhamento por satélite, os alertas passaram a ser mais antecipados e assertivos. Até novembro, foram enviados 1403 alertas via SMS para a população dos 295 municípios do território catarinense sobre eventos climáticos. Destes, 909 relacionados a chuvas intensas (total de 65%), 188 a granizo, 123 de alagamentos, 103 de vendaval, 54 de deslizamentos, 21 de enxurradas e cinco de inundações.

O serviço é gratuito e está disponível para todas as re­giões cadastradas. Para receber o SMS, o cidadão só precisa fazer o cadastro enviando uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse. Até o momento, 379.492 celulares foram cadastrados.

Mapeamento de risco

A SDC realizou a entrega da setorização de riscos para todos os municípios  de Santa Catarina. A ação foi resultado de uma parceria entre Governo do Estado e a União, por meio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). No trabalho, ainda em andamento, é realizada a elaboração de setorização de riscos geológicos para 185 municípios, pré-cartas (238 municípios) e cartas (40 municípios) de suscetibilidade de escorregamentos e desmoronamentos. O encerramento dessas ações deve ocorrer no fim de 2019.

Operações

O CIGERD de Florianópolis, articulado para atender os mais diversos incidentes, conta com uma ampla estrutura tecnológica e operacional. A ações são na área de mitigação, preparação, resposta e recuperação. A atuação é conjunta de todos os órgãos de Governo, de forma transversal, por meio dos Protocolos de Ações Conjuntas - PAC.

Neste ano, dentro do conceito de agência integradora, a SDC realizou uma série de operações que tiveram reflexos diretos na vida das pessoas. Podemos citar: Operação Rota Segura (Greve dos Caminhoneiros), Operação Átomo, Operação Eleições, Monitoramento Ciclone Extratropical, Operação Primavera, entre outra.

Neste contexto, foi realizada pela primeira vez, a Operação Primavera. O objetivo foi preparar o Estado para o período onde ocorrem os maiores eventos climatológicos. Foram desenvolvidas ações sociais, capacitações, treinamentos com a população, apoio a municípios atingidos e uma série de outras atividades.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X