Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
19-10-2019 | 03:59
HOMENAGEM12/01/2019 às 10:00

Moradora de Treze Tílias completa 101 anos de idade

Moradora de Treze Tílias completa 101 anos de idade
Foto:Arquivo pessoal

Filha de imigrantes Italianos, Adelina Veronica Tochetto De Rôs completou nesta sexta-feira (11), 101 anos. Ela nasceu no dia 11 de janeiro de 1.918 na comunidade Alfredo Chaves, hoje município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul.

Dona Adelina morou com a família até aos 21 anos, quando casou com Fermino de Rós, também descendente de imigrantes italianos.

Depois de morar algum tempo com a família De Rós em Nova Bassano, Rio Grande do Sul, o casal resolveu em 1939 se mudar para a localidade de Papuã, hoje Treze Tílias.

Com alguns objetos pessoais, um pouco de dinheiro e tendo no colo o filho primogênito Edgar de Rós, de apenas 45 dias, a família iniciou a viagem em uma carroça de bois, seguindo de ônibus até Marcelino Ramos, onde pegaram o trem até Itapuí, hoje Ibicaré. De lá para Treze Tílias, a viagem foi a cavalo.

Ao chegar em Treze Tílias, a família residiu na casa de um irmão de Fermino até construir sua nova residência, onde ainda reside Dona Adelina.

Já instalados, iniciaram o cultivo da terra, para o sustento familiar. Com o passar dos anos, iniciaram a criação de suínos, bovinos, algumas vacas de leite e a produção de trigo, milho, soja, reflorestamento e produção de madeira.

A família também aumentou de um para 7 filhos. Fermino de Rós foi vereador e posteriormente vice-prefeito no mandato de Afonso Dresch. Ele faleceu em 2005.

Além dos 7 filhos, a centenária tem 15 netos e 20 bisnetos. No último ano ela recebeu, da Câmara de Vereadores o título de Cidadã Honorária de Treze Tílias, momento que contou com a participação e emoção dos familiares.

Fonte: Tropical FM

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui