Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
19-11-2019 | 04:41
JOAÇABA08/07/2013 às 14:24

Conferência livre da Conae 2014 é realizada em Joaçaba

Conferência livre da Conae 2014 é realizada em Joaçaba
Foto:Evento teve o objetivo de promover a difusão e discussões sobre o conteúdo tem
ático da conferência nacional

A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba realizou, na sexta-feira, 5, no Teatro Alfredo Sigwalt, a conferência livre da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento teve o objetivo de promover a difusão e discussões sobre o conteúdo temático da conferência nacional, além de permitir a interação dos delegados com o conjunto de cidadãos brasileiros interessados em debater os temas da educação.

A conferência livre é mais uma etapa da Conae 2014. A Regional de Joaçaba já promoveu o Dia na Conae na Escola, no mês de abril, e a Conae Municipal/Intermunicipal, em maio. A próxima etapa será a Conae Intermunicipal/Regional, no dia 19 de julho, em Joaçaba, envolvendo ainda os municípios da SDR Campos Novos. A Conae Estadual acontecerá no mês de setembro em Florianópolis e a etapa nacional em fevereiro em Brasília.

De acordo com Neusa de Matos Barbosa, coordenadora regional, a 2ª Conae é um espaço democrático de construção de acordos entre os diversos setores da sociedade, visando uma reflexão coletiva e propondo novos caminhos para a educação brasileira. O tema da conferência nacional é “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. Os eixos em debate são:

- O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;

- Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;

- Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;

- Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;

- Gestão democrática, participação popular e controle social;

- Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;

- Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

O evento teve a presença da secretária-adjunta da Educação e coordenadora do Fórum Estadual da Educação, Elza Moreto. Também participaram: o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando; o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske; a presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Educação, Lourdes Brandão; a gerente de Educação da SDR Joaçaba, Maria Carlesso Doré; os gerentes de Saúde (Ivanice Pecin), Assistência Social, Trabalho e Habitação (Nelci Trento Bortolini) e Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura (Israel Casagrande) da SDR Joaçaba, além de professores, diretores, alunos e representantes de entidades e associações.

 

Fonte: Mayelle Hall/SDR

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui