Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 05:20

Joaçaba

Definidos detalhes para implantação da radioterapia no HUST

Publicado em 16/03/2019 ás09:45

Reunião aconteceu no Salão de Atos do HUST

Foto: Reunião aconteceu no Salão de Atos do HUST

Um importante passo para a concretização da implantação da radioterapia em Joaçaba foi dado na tarde de sexta-feira, 15 de março. Na oportunidade, uma reunião no Salão de Atos do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) definiu detalhes do projeto de execução, principalmente, quanto ao terreno ser utilizado para a construção do espaço que abrigará o serviço. Com isso, espera-se em até 60 dias conseguir que a obra seja licitada.

A reunião teve a presença do Senador Jorginho Mello, da Deputada Federal Carmen Zanotto, do Diretor do HUST professor Alciomar Antônio Marin, do Reitor da Unoesc Professor Aristides Cimadon, dos prefeitos de Joaçaba e Herval d’ Oeste, representantes políticos, da Secretaria da Saúde, da empresa Varian responsável pela implantação do serviço de radioterapia, funcionários do HUST, vereadores e representantes de entidades municipais.

O HUST foi contemplado, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, que prevê a instalação de 80 aparelhos de radioterapia em diversos municípios do Brasil. A expectativa inicial era a construção do espaço em um terreno anexo ao hospital, ainda no ano passado, porém, conforme explicado pela arquiteta envolvida no projeto, Cristiane Maluf, requisitos técnicos previstos no edital inviabilizaram a execução e por isso, buscou-se outra alternativa.  Na reunião, ficou então acertado que para a construção será utilizado um espaço localizado próximo ao campus 1 da Unoesc.

Diante da decisão formalizada, o novo projeto, que já está pronto, será protocolado e entregue no próximo dia 29 de março à Vigilância Sanitária Estadual. Para a ocasião, tanto o senador Jorginho Mello quanto a Deputada Federal Carmen Zanotto se comprometeram a estarem presentes tentando sensibilizar o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde em prol da agilidade na aprovação. Conseguido isso, espera-se que em 60 dias o Ministério da Saúde dê o parecer final e seja possível licitar a obra.

— Tínhamos a possibilidade de instalar o equipamento no espaço junto ao hospital, mas, frente a impossibilidade técnica partimos para a aprovação do projeto neste outro terreno. Precisamos pensar na população e agilizar o processo ao máximo — afirmou a deputada.

— É um investimento que gira em torno de R$ 6 milhões de reais e se no outro terreno é possível fazer, então que seja lá, afinal, a população tem pressa — ressaltou Jorginho Mello.

A mudança de local, segundo a representante da empresa Varian Ligia Pimente, não traz prejuízos ao tratamento de radioterapia.

— A população não precisa ter medo pelo serviço não estar em um local junto ao hospital. Os procedimentos de radioterapia são rápidos e quase sem nenhum tipo de intercorrência — afirmou.

Atualmente, os pacientes da região Meio-Oeste que precisam de tratamento de radioterapia são deslocados para Lages ou Chapecó. A implantação do serviço em Joaçaba trará mais conforto no atendimento.

— Sentimos a cobrança da nossa região, por isso, mesmo que tenhamos ais custos para fazer no novo local, faremos. O importante é oferecer o serviço — enfatizou o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

Por fim, o Diretor do HUST, professor Alciomar Antônio Marin, destacou:

— Buscamos o que é melhor para nossos pacientes e isso nos leva a unir forças para que esse projeto saia do papel e possamos melhorar as condições de saúde e de vida da população — finalizou.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X