Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 12:41

Luzerna

Vice-governadora conhece Projeto de Educação para o Trabalho

Publicado em 22/04/2019 ás18:00

Divulgação

Foto: Divulgação

A vice-governadora, Daniela Cristina Reinehr, visitou a região Meio-Oeste em uma extensa agenda nesta segunda-feira (22). Iniciada às 10h30min, a vice-governadora teve audiência com prefeitos e lideranças empresariais.

Daniela disse que é fundamental fortalecer o relacionamento com os municípios. “Reuniões como essa são importantes para estreitarmos os laços entre Estado e municípios. Tratamos das necessidades de infraestrutura, saúde e ações de incentivo para o desenvolvimento de toda região. Nos unindo e somando forças vamos ter uma Santa Catarina ainda melhor para se viver”, destacou.

Dentre as reivindicações apresentadas pelos prefeitos, a principal foi infraestrutura. "Sabemos da importância da recuperação das estradas e o Governo do Estado está fazendo todos os esforços para que as situações sejam resolvidas o mais breve possível", disse.

A tarde a vice-governadora conheceu o projeto Educação para o Mundo do Trabalho, desenvolvido pela administração municipal de Luzerna em parceria com o sistema Fiesc, que oferece aos estudantes qualificação técnica no contraturno escolar no Sesi e Senai.

O programa proporciona aos adolescentes, a partir dos 11 anos de idade, experimentar até 8 profissões como: mecatrônica, robótica, mecânica, elétrica, programação de aplicativos para dispositivos móveis, jogos digitais e outros. O objetivo principal é ter jovens que aos 17 anos tenham qualificação técnica profissional e estejam preparados para o mundo do trabalho a fim de fortalecer os empreendimentos existentes no município e região, bem como empreender novas oportunidades, como por exemplo, empresas Startups na incubadora de base tecnológica de Luzerna.

O prefeito Moisés Diermann apresentou o programa e levou para o evento alunos de todas as fases com suas experiências. "Desde as séries iniciais até o ensino médio o aluno em nove fases passará por diversos níveis de aprendizagem, dentro do Sesi com o Espaço Maker em cursos como comunicação e mídias, matemática e jogos, ciências e tecnologias, e no Senai robótica, mecânica básica, eletricidade e instalações elétricas, montagem e manutenção de computadores, programação de aplicativos para dispositivos móveis, mecatrônica, automação residencial. Há investimentos também na incubadora tecnológica pública, que proporciona um desenvolvimento rápido e prático de produtos. Passando também ao Parque Tecnológico, que abrigará todas as instituições”, explicou Diersmann, salientando que a partir do próximo ano uma instituição estadual passará a ter o Ensino Médio Técnico, a Escola Estadual Padre Nóbrega.

O vice-presidente da FIESC, região Centro-Oeste, Márcio Luiz Dalla Lana, destacou que os jovens que participam do programa tem desenvolvidas habilidades e competências que os auxiliarão não só no mundo do trabalho. mas para vida também. "É um prazer compartilhar experiências e somar forças para que não exista evasão de bons profissionais, o que atinge principalmente as indústrias. Este programa desperta nos jovens exatamente a vontade de aprender e empreender".

A vice-governadora foi recepcionada no SENAI Luzerna, onde acompanhou uma breve apresentação do programada, com alunos falando de suas experiências e visitando os laboratórios e conhecendo as atividades desenvolvidas.

Nas turmas de iniciação, Daniela acompanhou alunos desenvolvendo receita de biscoitos de mel e foi presenteada com as guloseimas. Ainda conheceu atividades do Espaço Maker de aprendizagem colaborativa.

Por fim, a vice-governadora conheceu o Parque Tecnológico de Luzerna e seus parceiros. Ela ficou entusiasmada com a sistemática adotada pelo município. "Pude ouvir experiências e ver resultados. Fiquei encantada com todas as atividades e tenho procurado dentro do Estado tudo que sirva como exemplo de sucesso para que possamos levar para todo estado", concluiu.

Fonte: Nativa Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X