Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 05:47

Joaçaba

Igreja anuncia próximos passos para beatificação e canonização de Frei Bruno

Publicado em 16/07/2013 ás18:02

Coletiva de imprensa: Pe Paulo Ramos, Dom Mário e Frei Alex Ciarnoski

Foto: Coletiva de imprensa: Pe Paulo Ramos, Dom Mário e Frei Alex Ciarnoski

Após o sinal verde do Vaticano informando que não há impedimento para continuidade do processo de beatificação e canonização de Frei Bruno, o bispo diocesano de Joaçaba Dom Mário Marquez juntamente com o vice-postulador da causa, Frei Alex Ciarnoski e padre Paulo Ramos da Silva, convocaram a imprensa na tarde desta terça-feira (16) para anunciar os próximos passos do processo. Segundo eles, a notícia foi recebida com muita alegria, pois a solicitação foi enviada à Roma em dezembro depois da anuência de todos os bispos catarinenses à causa. “Esperávamos para o próximo ano a resposta, pois logo que enviamos a documentação houve a renúncia do Papa Bento XVI e o processo de eleição do Papa Francisco, e sabíamos que toda a estrutura estava voltada para a nova organização da Igreja” disse surpreso Frei Alex ao comunicar que com este aval é possível dar os passos necessários na continuidade da organização.

A partir de agora, caberá ao bispo a incumbência de nomear o Tribunal Eclesiástico que vai interrogar cerca de 30 à 40 pessoas, escolhidas dentre tantas que tiveram contato com Frei Bruno para testemunhar a santidade do franciscano. Os nomes já foram escolhidos, no entanto de acordo com Dom Mário, a nomeação deve acontecer somente no mês de setembro após contato com o vice-postulador Frei Estêvão durante a Jornada Mundial da Juventude e também com o postulador de Roma, que repassam as orientações da Santa Sé. O tribunal será composto por padre Davi Lennor (juiz), padre Clair José Lovera de Chapecó (advogado) e os secretários Claúdio e Micheli de Xaxim.

Serão três frentes de trabalho: além do tribunal, a comissão nomeada por Frei Clarêncio Neotti, escritor e pesquisador da Província Imaculada, está recolhendo material para produzir a biografia histórica de Frei Bruno, e outra comissão está identificando os milagres do Frei, pois Roma exige a apresentação de um milagre para a beatificação e outro para a canonização. “O milagre deve passar pelo crivo da ciência, ou seja, que não possua explicação cientifica. Se for uma cura, precisamos da documentação médica e o testemunho de pessoas que acompanharam o caso comprovando que houve a interseção do santo”, explicou o vice-postulador.

Mesmo não tendo uma previsão exata para a conclusão desses trabalhos, os postuladores acreditam que ele possa estar concluído até a próxima Romaria, o que vai depender da intensidade do trabalho das comissões organizadas em torno do processo. Concluída esta etapa, os documentos seguem para o Vaticano, o que não significa que Frei Bruno possa se tornar santo. “São passos importantes que estão sendo dados e que facilitam o andamento. Não existe uma previsão, depende de vários fatores. Gostaríamos que fosse o quanto antes, mas não podemos afirmar se vai levar 05, 10 ou 15 anos para que isso aconteça” esclareceu Dom Mário.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X