Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:53

Joaçaba

Unoesc auxilia contribuintes a fazerem a declaração do IR

Publicado em 08/05/2019 ás14:45

Professores orientaram acadêmicos

Foto: Professores orientaram acadêmicos

A entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2019 compreendeu o prazo de 7 de março a 30 de abril de 2019, período em que os contribuintes obrigados a declarar tiveram que providenciar os documentos exigidos e buscar orientação de um profissional contábil. E, foi para auxiliar aqueles contribuintes que não tem acesso a internet ou que seus rendimentos são menores de R$ R$ 80 mil, que o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Unoesc (NAF), prestou mais de 400 atendimentos para a comunidade em geral e ainda, o corpo técnico de enfermagem e administrativo do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST).

A declarações foram feitas sem cobrança de valores, solicitando apenas a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado a instituições filantrópicas da região.

— A atividade mobilizou a comunidade acadêmica do curso de Ciências Contábeis, com comprometimento e seriedade nas orientações, o que de certa forma, demonstra o perfil do nosso aluno — relatou o coordenador do NAF Joaçaba, professor, André Einsweiller.

Foram ao todo, 18 noites de atendimentos por uma equipe de 10 professores, nove egressos e em torno de 150 acadêmicos da 5ª, 7ª e 9ª fases. Também auxiliou nos trabalh a secretária do curso, Roberta Nardi Bittencourt, que fez o acompanhamento e controle dos atendimentos, além de recepcionar e encaminhar o contribuinte que veio até a Unoesc.

— Foi um mês intenso. Nesse período o NAF continuou com outras atividades como as capacitações dos professores da rede pública, relativos ao Projeto de Educação Fiscal, como também atividades extras em outras escolas não envolvidas no projeto, participação de um concurso internacional, o qual está entre os quatro vídeos que representarão o Brasil — complementou a professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

A coordenadora do curso, professora Ardinete Rover, que acompanha o mutirão da DIRF desde 2006, destaca que além de proporcionar o conhecimento específico sobre o assunto, essa atividade é essencial para a formação cidadã e profissional do acadêmico, já que são desenvolvidas habilidades como trabalho em equipe e relações interpessoais, ao praticar o atendimento a um público diverso. Há ainda, a preparação da equipe de professores e realização de cursos e palestras de Auditores Fiscais da Receita Federal.

Já, a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, professora Jéssica Romeiro Mota, ressalta que todas as atividades exercidas pelo NAF têm o apoio da Universidade e mobilizam direta e indiretamente, diversos funcionários e setores como a Secretaria Acadêmica, o Marketing, o curso de Publicidade e Propaganda e a Agência inovação e relações institucionais (AGIR), por exemplo.

— Há um grande movimento interno em prol do atendimento a comunidade, por meio dos projetos de extensão que a Universidade oferece e isso tem como resultado final o desenvolvimento regional pela via do efetivo exercício da cidadania — concluiu Jéssica.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X