Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 22:15

Joaçaba

Unoesc Joaçaba desiste do projeto de implantar cinema

Publicado em 18/07/2013 ás15:37

Ilustrativa/Internet

Foto: Ilustrativa/Internet

A Unoesc decidiu pela não implantação de uma sala de cinema no Campus de Joaçaba. A intenção da Universidade em adaptar o espaço do Auditório Jurídico para a construção de um cinema não se confirmou em função de que, pela sua finalidade e estatuto, a entidade só poderia contar com recursos de programas governamentais para construção de cinema se esta estrutura tivesse finalidade pedagógica.

Conforme explica a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus, Jéssica Romeiro Mota, e o procurador jurídico da Funoesc, Osmar de Marco, a intenção da Universidade neste momento seria construir um cinema que pudesse funcionar como um serviço autossustentável ou que pudesse ter seu funcionamento terceirizado mediante licitação. Esse formato daria ao espaço condições de acompanhar o mercado na exibição de filmes e de se tornar uma opção de lazer a mais para moradores de Joaçaba e dos municípios próximos – que não possuem sala de cinema –, mas, por outro lado, daria ao projeto um caráter comercial e não didático, o que inviabiliza a captação de recursos públicos para sua construção.

Projetos serão repassados a interessados

A criação de um cinema na Unoesc Joaçaba vinha sendo estudada pela Universidade desde o segundo semestre de 2012. Os projetos técnicos, relativos à parte estrutural e de equipamentos de som e imagem, chegaram a ser elaborados para verificar a viabilidade da construção da sala onde hoje fica o Auditório Jurídico e o investimento que isso exigiria, o que poderia variar de R$ 500 mil a R$ 1 milhão, conforme o padrão que fosse dado à sala e o montante de recursos disponíveis.

Segundo a diretora, a Instituição poderá ceder estes projetos ao poder público, a outras entidades ou até a organizações privadas que queiram e tenham condições de implantar um cinema em Joaçaba.

Cinema pedagógico

Jéssica e Osmar explicam que no futuro a Unoesc poderá construir um cinema com finalidade pedagógica, assim como pretende dispor de inúmeras outras estruturas que beneficiem a formação e o dia a dia dos estudantes. Esse, no entanto, não faz parte dos projetos da Universidade para os próximos anos, já que além dos investimentos na construção – que, com essa finalidade, poderiam ser buscados junto a agências de fomento –, a estrutura exigiria um investimento constante da Universidade para seu funcionamento e manutenção, o que por enquanto não está previsto no seu planejamento estratégico.

Fonte: Bruna Santos de Andrade/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X