Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 15:39

Esportes

Copa Scherer começa em Joaçaba com prova escorregadia

Publicado em 29/05/2019 ás17:00

Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

Foto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

A temporada de 2019 da Copa Scherer 4x4 Carbon Free demorou um pouco mais para começar, mas a prova rápida traçada em meio a um piso escorregadio e muito barro em Joaçaba compensou a espera de pilotos e navegadores. A diversão dos competidores foi garantida pela chuva que atingiu a região de Joaçaba nos dias que antecederam a prova e também pela estreia do novo diretor técnico, Alexandre Rech.

O evento foi realizado no último sábado (25) e reuniu 20 duplas de competidores nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light. Toda a programação, com largada, chegada, recepção e premiação, foi realizada na casa da Scherer Autopeças em Joaçaba, patrocinadora máster da competição.

Disputa de feras na Graduado

Já na prova de abertura do campeonato os pilotos trabalharam muito e os navegadores precisaram se esforçar para manter o carro no tempo certo. Nesse cenário, quem se deu melhor e disparou na liderança da categoria Graduado foi o piloto Gustavo Schmidt, de São José (SC), e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí (RS). A dupla da equipe GS Racing venceu as duas etapas de Joaçaba.

“Prova muito boa! Na primeira parte foi um verdadeiro raid, com piso liso, médias mais baixas e dificuldade no percurso. Já na segunda etapa tivemos um rally de respeito, piso liso, médias fortes, carro andando de lado, motor cheio, do jeito que gostamos. A organização está de parabéns! Andamos o fino, sem erros, o carro estava perfeito, muito forte, suspensão top, muito bom, só lavar e está pronto para a próxima”, detalhou Gustavo.

O segundo lugar na prova também foi ocupado por uma dupla da equipe GS Racing, com o piloto Leandro Riffel, de Piratuba (SC), e o navegador Michael Masson, de Capinzal (SC). “A primeira etapa da Copa Scherer mostrou que esse ano teremos um campeonato com grande qualidade técnica, foi uma prova com médias justas e muito bem levantada. A sensibilidade do navegador foi fundamental para deixar o carro no metro, andar no tempo, principalmente em curvas fechadas dentro dos reflorestamentos. Foi bastante difícil, mas conseguimos fazer uma boa prova e o segundo lugar é um ótimo resultado para a briga pelo campeonato”, acredita Leandro.

A terceira colocação foi ocupada por uma dupla estreante que representou a equipe Trancos & Barrancos. O piloto Lauro “Papael” Gomes, de Itapema (SC), e o navegador Thiago Silva, de Gravataí (RS) competiram pela primeira vez juntos. “Fiquei muito impressionado com a prova da Copa Scherer, foi a primeira vez que tive a oportunidade de andar essa competição e também minha estreia ao lado do Papael. Tivemos um bom desempenho como dupla nova, o carro se portou muito bem, junto com uma pilotagem excepcional do Lauro que é um grande piloto, arrojado e comprometido. A prova foi uma das melhores andadas nos últimos anos por mim junto com a etapa de Jaquirana, também organizada pelo Alexandre Rech, que vem a cada dia em uma grande evolução como organizador. Que venham as próximas etapas”, diz Thiago.

Disputa de famílias na Turismo

A categoria intermediária da Copa Scherer 4x4 Carbon Free começou o ano transmitindo bem o clima já tradicional da competição. Dos seis carros que participaram da prova, quatro foram ocupados por duplas formadas por pais e filhos. O pódio de Joaçaba também já mostrou que a disputa pelo campeonato deste ano será de uma rivalidade saudável entre famílias. Quem larga na frente nessa briga são os Leobet, o piloto César e seu filho, o navegador Eduardo, que vieram de Piratuba (SC). “A prova em Joaçaba, mesmo com muita chuva e com terrenos bastante dobrados, estava muito boa. Os terrenos molhados criaram uma dificuldade maior, tanto para o piloto, quanto para navegador”, afirmou César.

Já a segunda colocação na prova ficou com o piloto José Andrade Junior e seu filho, o navegador Bernardo Schafer Andrade. A rivalidade em família também se torna uma competição entre piratubenses. “A disputa de pais e filhos com os Leobet está maravilhosa, pois é com meu tio e meu primo que estamos disputando. Então ficando em segundo ou primeiro lugar, a alegria é a mesma, mas claro que vamos sempre buscar a vitória para ter graça a brincadeira”, disse Junior.

A rivalidade entre as duplas fica somente durante a prova e é o que incentiva os competidores a praticarem o esporte. “A disputa com o Junior se torna muito legal porque comecei as provas de rally navegando para ele. Depois, quando o Bernardo começou a navegar, foi ele que incentivou meu pai a comprar um carro e começar no rally. Nos damos muito bem, vamos sempre juntos para as provas e ficamos sempre unidos”, contou Eduardo.

Na terceira colocação, outra dupla de pai piloto e filho navegador completou o “pódio família”. Ari Tondin e André Tondin, também de Piratuba (SC), a bordo de um Jeep Willys, fecharam o trio de pais e filhos no pódio da categoria Turismo.

Vitória inédita na Turismo Light

Entre os competidores iniciantes a grande campeã da Turismo Light foi uma dupla de Capinzal (SC), que se formou na semana da prova de Joaçaba e representou o Jeep Clube Capim Dourado. O piloto Gilson Savaris e o navegador Luiz Surdi competiram pela primeira vez juntos nessa abertura da Copa Scherer 4x4 Carbon Free e conquistaram um primeiro lugar na primeira etapa e um segundo, na segunda etapa de prova.

Além de ser a estreia da dupla, a vitória foi a primeira vez que o piloto subiu no alto do pódio. “A prova estava bem organizada, para frente e com médias boas. O tempo também ajudou para termos bastante lama no trajeto. Justamente por causa desse terreno liso e das oscilações das médias, a prova exigiu bastante concentração dos pilotos e navegadores. Por ser a primeira prova que fizemos juntos, subir ao pódio e ainda em primeiro lugar foi muito bom. Agradeço ao Luiz pela oportunidade e excelente resultado”, destacou Gilson.

O segundo lugar no pódio ficou com a dupla de Criciúma formada pelos irmãos Reginaldo Cechinel na pilotagem e Claiton Cechinel na navegação. Já o terceiro lugar foi conquistado por outra dupla de Capinzal que representou o Jeep Clube Capim Dourado, o piloto Altair Maziero e o navegador Eduardo Baldissera. “A prova estava um espetáculo. Em decorrência das chuvas dos últimos dias o piso estava muito liso e com médias justas, dando muito trabalho para a dupla. Por ser a primeira prova que andamos juntos, já conseguimos um bom entrosamento e um ótimo resultado, o que dá ânimo para as próximas etapas. Aproveito para parabenizar todos os competidores que representaram o Jeep Clube Capim Dourado no pódio”, comentou Luiz.

Próxima parada em Fraiburgo

A próxima prova da Copa Scherer 4x4 Carbon Free acontece na cidade de Fraiburgo no dia 10 de agosto. As inscrições são realizadas através do novo site oficial da competição que pode ser acessado no endereço www.copascherer4x4.com.br.

Calendário 2019

25 de maio | Joaçaba
10 de agosto | Fraiburgo
14 de setembro | À definir
12 de outubro | À definir
23 de novembro | À definir

Acompanhe a Copa Scherer!

Acompanhe o Facebook da Copa Scherer 4x4 Carbon Free no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova. A competição também conta com Canal no YouTube, acesse e assista nossas aventuras.

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e organização da West Eventos 4x4 Carbon Free. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote, Monroe Amortecedores, SFI CHIPS, Maxxis Pneus, Batata Chips STRIKE, Cup Noodles e Berg Bier Cervejaria.

Confira os pódios completos da prova de Joaçaba:

GRADUADO (Piloto/Navegador)
Gustavo Schmidt (São José-SC) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Thiago Silva (Gravataí-RS)
Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)

TURISMO (Piloto/Navegador)
César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)
José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)

TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
Gilson Pedro Savaris e Luiz Paulo Surdi (Capinzal-SC)
Reginaldo Cechinel e Claiton Cechinel (Criciúma-SC)
Altair Maziero e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)
Leonardo Chiamolera e Marcelo Schmitz (Campos Novos-SC)
Guilherme José Ody e Leonardo Surdi (Capinzal-SC)

Fonte: Comunicação 4x4

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X