Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 21:39

Estado

Defesa Civil alerta para frio intenso em Santa Catarina

Publicado em 19/07/2013 ás13:53

Ilustrativa/Internet

Foto: Ilustrativa/Internet

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Civil, informa que a partir deste domingo a temperatura despenca em Santa Catarina com a chegada de uma nova e intensa onda de ar polar, com previsão de temperatura negativa nas áreas altas do Estado, variando de -10°C a -8°C em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, e de 0°C a 3°C no Litoral, na segunda e terça-feira, com chance de igualar e até quebrar recorde de temperatura de julho, frio histórico. Há chance de neve no domingo nas áreas altas do Planalto Sul, especialmente entre a tarde e noite.

A atenção deve ser redobrada na noite de domingo, segunda e terça-feira (21 a 23/07): há condições de geada forte e ampla no Estado, com chance de geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, com risco para agricultura e pecuária. Risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco.

Orientações

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) alertou os municípios para que tomem as providências necessárias para atender as demandas que surgirem no decorrer da geada negra, prevista para a semana que vem.

Os técnicos que atuam nos serviços socioassistenciais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), devem orientar os moradores quanto ao armazenamento de água, os cuidados no uso de lenha, a necessidade de hidratação pelo ressecamento provocado pelo clima, entre outras informações.

A SST pediu ainda que seja dispensada atenção especial à população de rua pelo risco de sofrerem hipotermia, condição em que a temperatura corporal cai abaixo do normal. A sugestão é para que sejam providenciados abrigos provisórios.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

Diferenças entre geada branca e negra:

O fenômeno da geada no Brasil, normalmente ocorre no Sudeste e principalmente Sul do país. As condições propícias para a ocorrência de formação de gelo junto à superfície em SC são: céu claro, ausência de vento, baixa umidade relativa do ar e temperatura baixa (normalmente abaixo de 5°C). 

As geadas mais comuns são as consideradas geadas brancas. O vapor d'água junto à superfície se resfria tanto, que congela, favorecendo a formação de uma camada de gelo sobre a superfície das plantas e solo. A espessura desta camada depende que quantos graus atingem as camadas mais próximas ao solo.

Os registros de geadas negras são mais raros, pois o vento é o grande diferencial. Normalmente dá-se da passagem de uma frente fria. Este sistema por si só, já diminui bastante a temperatura com a cobertura de nuvens, da chuva e do vento. Normalmente na sua retaguarda, chegam às massas de ar frio e seco, normalmente de origem polar, empurrando rapidamente a frente fria para o oceano. Como a temperatura já está baixa, a atmosfera limpa rapidamente, a temperatura declina acentuadamente, congelando a parte interna (seiva/estômatos) das plantas. O vento forte e constante da entrada da massa polar, evita que o gelo se forme e se deposite sobre plantas e solo, mas nos dias seguintes, a planta congelada acaba morrendo, trazendo prejuízos a agricultura.

Fonte: SST e Epagri/Ciram

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X