Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 04:42

Educação

Trabalho desenvolvido na Unoesc é publicado em evento de Engenharia

Publicado em 19/06/2019 ás09:00

O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de junho

Foto: O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de junho

Um artigo científico desenvolvido no curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba se tornou uma das publicações do Seminário de Engenharia Geotécnica do estado do Rio Grande do Sul – GEORS, evento realizado nos dias 13 e 14 de junho e que reuniu alunos de graduação e pós-graduação com interesse nas áreas de geotecnia, pavimentação, geologia, meio ambiente.

O trabalho publicado é intitulado “Estudo de melhoramento de um solo siltoso com uso de resíduo proveniente da queima de cavacos da celulose Irani – SC” e foi desenvolvido pela acadêmica Renata Pagliarin, no componente curricular de Estagio Supervisionado 2 sob a orientação do professor Fabiano Alexandre Nienov e teve a colaboração dos professores Lucas Quiocca Zampieri e Gislaine Luvizão. Para a realização da pesquisa que originou o artigo foi feita uma parceria com a empresa Celulose Irani sendo utilizada a cinza proveniente da caldeira.

— O trabalho estudou adição de cinza gerada no processo, solo siltoso de formação residual e cal para melhoramento das condições geotécnica e dessa forma atribuir um possível destino para cinza. Um dos exemplos de aplicação é o melhoramento de estradas principalmente no interior — comentou o professor Fabiano Alexandre Nienov.

O GEORS buscou estabelecer debates e discussões que levem ao intercâmbio de conhecimentos e experiências científicas e profissionais, e, sobretudo, à disseminação do conhecimento aos participantes.

— Nesses eventos temos como apresentar o que o curso de Engenharia Civil da Unoesc de Joaçaba está desenvolvendo na região. Mostrar que a Universidade está integrada desenvolvendo trabalhos em conjunto com a indústria, fazendo a ponte entre a teoria e a prática e principalmente incentivar os acadêmicos a entrar na área da pesquisa —  afirmou o professor.

GEOSUL

E não será apenas esse trabalho que terá destaque. Em outubro, será a vez do artigo realizado pelo aluno Guilherme Rauschkolb ser apresentado no 12º Simpósio de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul (GEOSUL), evento que também reúne pesquisadores, profissionais e acadêmicos das áreas da Engenharia Civil, Geologia e Engenharia Ambiental e será realizado na cidade de Joinville.

Denominado como “Estudo para utilização de resíduo gerado pela fabricação de celulose e papel no melhoramento de solo”, o trabalho estudou o comportamento mecânico de misturas de solo, cal e resíduo provindo da fabricação de celulose (lama de cal) em diversos teores, visando melhorar as características do solo para fins geotécnicos.

— Continuaremos com as pesquisas tanto com os trabalhos envolvendo acadêmicos do curso de Engenharia Civil no componente de Estágio Supervisionado 2, como também, recentemente, foi aprovada uma bolsa do artigo 171 para o tema — finalizou o professor.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X