Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 20/04/2024 | 07:58

Joaçaba

Igreja Católica celebra nesta quinta-feira Festa de Corpus Christi

Publicado em 19/06/2019 ás11:00

Bispo Dom Mário Marquez

Foto: Bispo Dom Mário Marquez

Nesta quinta-feira (20), dia de Corpus Christi, as ruas da grande maioria das cidades brasileiras serão enfeitadas para a celebração solene desta Festa. Nesta solenidade, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas demonstrando a presença viva de Jesus Cristo na Eucaristia.

Nesta solenidade, a Igreja celebra a Eucaristia, a Santa Missa e na sequência realiza uma Procissão conduzindo em um Ostensório o Preciosíssimo Corpo de Cristo (Corpus Christi) na Hóstia Consagrada. Percorrendo assim as ruas e outros espaços ornamentados e enfeitados com símbolos religiosos em forma de tapete, Jesus passa para ser contemplado, adorado e saudado pelos fiéis.

Esta festa se tornou uma manifestação pública dos cristãos católicos em honra a Jesus presente na Hóstia Sagrada, Pão vivo descido do Céu, alimento e sustento do cristão. Jesus disse: "Eu sou o pão da vida, quem come deste pão viverá eternamente"."Isto é o meu Corpo". "Tomai e comei". “A Eucaristia é o centro da vida cristã, o alimento espiritual, a força que nos sustenta na caminhada da fé e da vida. Ela é a fonte da graça divina, a presença real de Jesus entre nós”,  afirmou Dom Frei Mário, Bispo Diocesano.

Em Joaçaba, a celebração de Corpus Christi iniciará com a Missa às 09:00 na Catedral Santa Teresinha presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mário Marquez. Na sequência haverá o deslocamento em procissão conduzindo a Hóstia Consagrada em um Ostensório percorrendo as ruas principais da cidade enfeitadas formando um grande tapete com símbolos religiosos e eucarísticos próprios da festa. A celebração tem três dimensões: o Sacrifício da Missa, a Comunhão e a Presença Real de Cristo, venerada e cultuada pelos católicos.

Procissão pelas ruas centrais de Joaçaba

A Procissão de Corpus Christi iniciará logo após a Celebração que acontecerá na Catedral Santa Terezinha e percorrerá o seguinte trajeto: Catedral Santa Terezinha, Avenida Santa Terezinha, Avenida Getúlio Vargas (até a esquina com a Receita Federal), Rua Salgado Filho (até o Clube Cruzeiro), Avenida Barão do Rio Branco (até o Hemosc), Avenida XV de Novembro (até a esquina do Clube 10 de Maio) e retorna para a Avenida Santa Terezinha onde será finalizada na Praça da Catedral.

Diocese de Joaçaba com programação especial

Todas as Paróquias da Diocese de Joaçaba terão uma programação especial para Corpus Christi. Mais informações sobre as atividades individuais de cada Paróquia deverão ser buscadas diretamente nas secretarias paroquiais. Fazem parte da Diocese de Joaçaba as seguintes Paróquias: Nossa Senhora da Saúde (Abdon Batista), Nossa Senhora da Paz (Água Doce), Sagrado Coração de Jesus/Nossa Senhora Aparecida (Vargem Bonita), São Paulo Apóstolo (Capinzal), São João Batista (Campos Novos), São Sebastião (Catanduvas), Nossa Senhora do Rosário (Concórdia), São Cristóvão (Concórdia), São Sebastião (Erval Velho), Senhor Bom Jesus (Herval d’Oeste), Cristo Rei (Ibicaré), São João Batista (Irani), São Roque (Jaborá), Santa Terezinha (Joaçaba), São Francisco das Chagas (Lacerdópolis), Puríssimo Coração de Maria (Lindóia do Sul), São João Batista (Luzerna), Imaculada Conceição (Monte Carlo), São Jorge (Passos Maia), Santo Isidoro (Peritiba), Santa Catarina (Piratuba), Santo Antônio de Pádua (Ponte Serrada), Santo Antônio (Tangará), São Judas Tadeu (Vargem) e São José (Joaçaba).

Fonte: Angelo Junior Radavelli/Pascom

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X