Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 02:38

Joaçaba

Coleta seletiva de lixo começa a ser discutida com catadores

Publicado em 23/07/2013 ás08:59

Mais de uma série de reuniões deve acontecer

Foto: Mais de uma série de reuniões deve acontecer

Nesta segunda-feira (22), o prefeito Rafael Laske, o vice-prefeito Marcos Weiss e os secretários de Administração, Celso Bordin e de Ação Social Mário Wolfart almoçaram com aproximadamente 10 trabalhadores que atuam na coleta de lixo reciclável no município. A pauta do dialogo serviu como mais uma etapa de avaliação das atuais condições de trabalho dos catadores e empresas que vendem lixo reciclável no município. “Hoje contamos com o trabalho dos catadores. Porém essa ação precisa acontecer de forma ordenada e correta. Esse dialogo é importante para escutar dessas pessoas sua realidade e também avaliar melhorias práticas e ações que visem efetivação em breve, da coleta seletiva” disse o prefeito Rafael Laske.

O encontro contou com a presença de dois grupos que atualmente trabalham com esse tipo coleta na cidade. O secretário de administração Celso Felipe Bordin, explicou que essa foi mais de uma série de reuniões com os trabalhadores. “Existe um trabalho em andamento e atuação desses catadores não pode ser ignorada. Queremos juntos chegar a um coeficiente harmônico, que permita a implantação da coleta de seletiva e que ao contrário do que muitos acham, essas famílias que hoje sobrevivem da coleta de lixo tenham ainda mais chances de aumentar seu ganhos” declarou.

O secretário de Ação Social, Mário Wolfart, afirmou que não existe necessidade de preocupação por parte dos catadores sobre a implantação da coleta seletiva, uma vez que o modelo que se busca visa não só a inserção de quem já trabalha, mas a normatização da atividade. “Quando se existe regras claras, fica mais fácil cobrar melhorias, exigir direitos e cobrar deveres, seja do poder público como de quem trabalha com a coleta de lixo” afirmou.

Ainda durante o encontro, foi debatido questões pontuais, como por exemplo a presença de catadores de outras cidades, que acabam atrapalhando a atuação dos demais trabalhadores, além de atenderam a ações que visam reduzir o impacto da coleta de material reciclável, principalmente no centro da cidade.

Fonte: Paulo Afonso

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X