Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 02:45

Estado

Ministério da Educação entrega 74 ônibus escolares à SC

Publicado em 15/07/2019 ás15:00

Julio Cavalheiro/Secom

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Os alunos do ensino fundamental em Santa Catarina terão mais segurança, conforto e acessibilidade durante o trajeto para a escola. O Ministério da Educação (MEC) entregou na manhã desta segunda-feira (15) 74 novos micro-ônibus escolares ao Governo do Estado, que repassará os veículos a 64 municípios catarinenses. Outros 42 já estão em fase de emplacamento e serão entregues até 31 de agosto, beneficiando 93 cidades ao todo. Os 116 veículos representam uma renovação de 46% da frota.

O ato de entrega foi realizado no hangar da Base Aérea de Florianópolis, com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni (representando o presidente da República, Jair Bolsonaro), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, além de outros secretários estaduais e municipais, prefeitos e autoridades.

"O Governo do Estado quer atender a todos os municípios. Precisamos nos preocupar com aqueles que não se desenvolveram. Sem educação, não chegamos a lugar algum, e não é possível ter uma boa educação sem um transporte adequado, uma boa merenda", afirmou o governador.

De acordo com Moisés, o Estado também atua para aliar o ensino à realidade do mercado, reduzindo a distância entre a teoria e a prática. Ele ainda agradeceu aos deputados federais pelo empenho em viabilizar a emenda que garantiu os recursos para a compra dos ônibus.

O ministro da Educação também parabenizou o empenho dos catarinenses por escolher, na avaliação dele, pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Brasil. "São 116 ônibus, 93 municípios, que podem mudar muito o dia a dia das crianças. Graças a pessoas como os catarinenses, vamos mudar o país, dando maior importância à educação básica, à primeira infância. Santa Catarina está sendo ponta de lança desse processo que está mudando o Brasil", afirmou o ministro.

A entrega dos ônibus faz parte do programa Caminhos da Escola. O investimento para a compra dos 116 veículos foi de R$ 22 milhões, com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), provenientes de emenda da bancada parlamentar catarinense. Cada micro-ônibus tem capacidade para 29 alunos e acessibilidade total. A manutenção dos veículos caberá aos municípios beneficiados.

“Para mensurar a importância desta entrega, ressaltamos que, entre 2011 e 2016, Santa Catarina adquiriu 252 ônibus escolares. Já esta aquisição, contratada em fevereiro de 2019, representa um aumento de 46% da frota. No início da gestão, fomos procurados pelo Fórum Parlamentar Catarinense para retomar o processo, que aguardava uma resolução desde 2017. Realizamos um mutirão para regularizar os documentos e participar da ata de registro de preços do FNDE. Hoje podemos celebrar hoje esta conquista para a Educação em Santa Catarina”, destacou Uggioni.

Atenção aos municípios de baixo IDH

O Governo do Estado prepara as próximas medidas para a continuidade de melhoria do ensino e renovação da frota do transporte escolar em Santa Catarina. Um novo projeto protocolado junto ao FNDE pleiteia a captação de recursos para a aquisição de mais 200 ônibus escolares, destinados às 50 cidades com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. De acordo com Moisés, a expectativa é também investir para qualificar os professores nessas localidades.

"Esse é um projeto novo, orçado em R$ 500 milhões, que está em estudo no MEC. Nosso objetivo é melhorar as condições do professor e dar mais oportunidade nas cidades de baixo IDH, com novos laboratórios e estrutura que integre o aluno", afirmou Moisés.

Municípios contemplados: Abdon Batista (1), Abelardo Luz (1), Águas Frias (1), Anita Garibaldi (2), Apiúna (1), Balneário Arrio do Silva (1), Balneário Barra do Sul (1), Balneário Camboriú (1), Biguaçu (1), Calmon (1), Camboriú (1), Campo Belo do Sul (1), Campo Erê (2), Campos Novos (1), Chapadão do Lageado (1), Chapecó (1), Coronel Freitas (1), Dona Emma (1), Gaspar (1), Governador Celso Ramos (1), Gravatal (1), Guarujá do Sul (1), Imbituba (1), Ituporanga (2), Jacinto Machado (2), Lages (1), Luiz Alves (2), Macieira (1), Major Gercino (1), Massaranduba (1), Matos Costa (1), Mondaí (1), Monte Carlo (1), Monte Castelo (1), Morro da Fumaça (1), Nova Erechim (1), Orleans (1), Otacílio Costa (2), Ouro (1), Painel (1), Passo de Torres (1), Passos Maia (2), Paulo Lopes (1), Ponte Alta (1), Ponte Serrada (1), Porto Belo (1), Pouso Redondo (1), Presidente Nereu (1), Rio do Campo (1), Rodeio (1), Salete (1), Santa Terezinha (1), São Bernardino (1), São João Batista (3), São João do Itaperiú (1), São João do Sul (1), São Joaquim (1), São José (1), Seara (1), Siderópolis (1), Tijucas (1), Treviso (1), Vidal Ramos (1) e Witmarsum (2).

Fonte: Secom

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X