Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 20/04/2024 | 07:52

Região

Campos Novos registra uma morte e novos casos de Gripe A

Publicado em 19/07/2019 ás16:00

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

Um novo caso de Gripe A (H1N1) foi registrado nesta semana em Campos Novos. Trata-se de uma criança com 4 meses de vida, que faz parte do grupo de risco, pois apresentava imunodeficiências, visto que nasceu prematuramente.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Franciele Osório de Moraes, o bebê ficou internado no Hospital Dr. José Athanázio, recebeu a medicação indicada paras as primeiras horas do aparecimento dos sintomas e após a coleta do material para exame foi transferido para a UTI de Concordia, onde apresenta quadro clinico estável.

O primeiro caso registrado no município evoluiu para óbito. A vítima foi uma mulher de 71 anos. Outros dois casos suspeitos foram descartados após análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN-SC).

A enfermeira informa que entrou em contato com a Regional de Saúde para verificar a disponibilidade de mais vacinas para atender a demanda dos pacientes que fazem parte dos grupos de riscos, porém a resposta foi negativa.

A orientação para quem ainda não fez a vacina, é que faça a imunização nos laboratórios particulares que ainda possuem doses disponíveis.

O setor de vigilância epidemiológica de Campos Novos ressalta que o perfil dos casos mostra a importância de a população procurar o serviço de saúde mais próximo de casa aos primeiros sinais e sintomas de gripe para o tratamento adequado, em especial os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, crianças, doentes crônicos, entre outros).

Prevenção

Algumas medidas de prevenção para evitar a gripe são recomendadas como higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar;

Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);

Hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Fonte: Simpatia FM

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X