Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:25

Região

Condenado ex-prefeito investigado na Operação Patrola

Publicado em 01/08/2019 ás15:30

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O ex-prefeito de Tangará Euclides Cruz foi condenado a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva, fraude à licitação e organização criminosa. A condenação é resultado direto da Operação Patrola, desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que desarticulou um grande esquema de fraudes em licitações para compra de peças e serviços de manutenção de máquinas pesadas em 39 municípios catarinenses.

A Operação Patrola foi desenvolvida em 2016, a partir de procedimento de investigação criminal da Promotoria de Justiça de Tangará e da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do MPSC.

Depois de intensa investigação e com a colaboração premiada de envolvidos, foi possível o ajuizamento de 42 ações criminais contra 14 prefeitos em exercício, 29 ex-agentes públicos, entre eles ex-prefeitos e ex-secretários municipais, cinco empresários, sete vendedores, entre outros (veja mais aqui).

Com a denúncia apresentando um conjunto probatório detalhado em testemunhos, relatórios de investigação e interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, o Juízo da Comarca de Tangará condenou Euclides Cruz a 10 anos, quatro meses e 10 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, e mais três anos, um mês e 10 dias de detenção, em regime semiaberto. A decisão é passível de recurso.

Os crimes praticados em Tangará

De acordo com a denúncia do Ministério Público contra Euclides Cruz, servidores municipais direcionavam licitações em benefício próprio e de empresas envolvidas com a intenção de se apropriarem dos recursos públicos disponibilizados. Os editais eram voltados à aquisição de peças e contratação de serviços mecânicos de reparação nas máquinas pesadas do município. Conforme a investigação, o ex-prefeito não apenas tinha conhecimento das fraudes, como também as comandava.

Ao menos três procedimentos licitatórios envolveram irregularidades com a participação do então chefe do Executivo. De acordo com os autos, o modus operandi relacionado à aquisição de peças e contratação de serviços para reparos em máquinas como tratores, escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras começava no contato prévio com empresários.

Depois, a fraude tinha sequência no envio de orçamentos carimbados para possibilitar o início da licitação. Em seguida, ocorriam a solicitação e o recebimento de vantagens indevidas. Por fim, as licitações eram direcionadas por meio de contatos pessoais, que culminavam com a não entrega dos objetos licitados ou com a prestação de serviços ineficientes, com a consequente apropriação dos valores públicos.

Em razão da ausência de manutenção, intencionalmente efetivada pelo grupo investigado, as máquinas pesadas do município quebravam constantemente, o que ampliava a base de operacionalização do esquema.

Como o ex-prefeito contava com o foro de prerrogativa de função o processo contra ele tramitou inicialmente no Tribunal de Justiça, enquanto os demais denunciados em Tangará responderam à ação penal na própria Comarca. Com a perda do cargo, após ter o mandato cassado pela Câmara de Vereadores, a ação contra o ex-prefeito voltou à comarca de origem, em Tangará, onde agora foi condenado.

Outros sete réus foram condenados pelos mesmos crimes em Tangará, em decisão anterior, a penas que variam de dois a oito anos de prisão. (Veja aqui).

Fonte: MP/SC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X