Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 12:54

Herval d' Oeste

Vereador quer lei que obrigue dono a recolher fezes de cães

Publicado em 14/08/2019 ás11:32

Imagem ilustrativa (Internet)

Foto: Imagem ilustrativa (Internet)

De autoria do vereador Dhiego Costa (PP), e aprovado por unanimidade na sessão da segunda-feira (12), o Requerimento nº 0116/2019, que pede que seja encaminhado ofício ao Poder Executivo Municipal para que o mesmo encaminhe a Casa Legislativa Projeto de Lei que “Dispõe sobre a limpeza de fezes de animais em praças, parques e logradouros públicos”.

Segundo o vereador, os donos de animais domésticos têm o direito de passear com eles nas vias públicas e campos, mas devem manter a cidade limpa. “Levar dentro da bolsa uma sacola para recolher as fezes dos seus animais e jogá-las na lixeira é uma prática já instituída em grandes cidades, onde já existem leis em vigor”, justificou.

Dhiego defende que o objetivo do projeto é garantir aos pedestres as condições de usar o passeio público sem o incômodo de se deparar ou pisar nas fezes de animais. O responsável ou o condutor de cães deverá recolher os dejetos em sacolas plásticas ou jornais e levá-los para o descarte em lixo, exceto lixeiras públicas.

“Muitas pessoas acreditam que recolher os dejetos de seus animais é uma obrigação apenas para não sujar a cidade. O que poucos sabem é que as fezes podem transmitir doenças a outros animais e inclusive a humanos. O risco de contaminação é muito alto quando um animal entra em contato com fezes contaminadas, pois elas contêm muitos vírus e diversos vermes intestinais. Entre as doenças que podem ser adquiridas, está a parvovirose, que é um vírus transmitido pelas fezes de animais que não tiveram a devida vacinação. O tratamento para esse caso é demorado e de alto custo”, observou o vereador.

Dhiego destaca também que as pessoas podem contrair a giárdia, que é uma zoonose que causa fortes diarreias. Um animal que possui essa doença pode contaminar as pessoas próximas, especialmente crianças pequenas, que têm o sistema imunológico mais fraco.

Doenças transmitidas pelas fezes de cães

O vereador relata algumas doenças que podem ser transmitidas pelas fezes de cães entre as quais: Adenovírus – doença viral em cães que podem danificar o fígado e os rins. Pode causar convulsões, icterícia, sangramento de orifícios e até mesmo a morte. Parvovírus – doença viral que causa vômitos, diarreia, imunossupressão e em muitos casos pode ser fatal. Esta doença é particularmente perigosa em filhotes. Giárdia – parasita que afeta o trato gastrointestinal e provoca diarreia. Coccidia–parasita que causa diarreia. Tênia – vermes que vivem fora do trato intestinal causando doenças como vômitos diarreia e anemia.  Toxocaríase – pode causar cegueira, particularmente em crianças que entram em contato com fezes infectadas enquanto estiverem brincando e, inadvertidamente, colocam os dedos em suas bocas. E-coli – pode causar infecções do trato urinário em humanos, meningite, peritonite, mastites, septicemia, pneumonia, vômitos severos e diarreia e, em alguns casos, até mesmo morte.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X