Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 10:16

Região

Água Doce confirma morte de criança por meningite

Publicado em 21/08/2019 ás09:00

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

A Secretaria de Saúde e Promoção Social de Água Doce confirmou a morte de uma criança por meningite bacteriana no município. Duas crianças foram a óbito nos dias 14 e 15 de agosto, porém apenas contraiu a doença.

A criança frequentava o Centro de Educação Infantil (CEI) Estrelinha Azul, onde foi realizada a desinfecção total do espaço interno e externo.

“Foram tomadas todas as providências cabíveis de prevenção conforme preconizam o protocolo das meningites em geral e doença meningocócica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina”, informou a Secretaria, que iniciou o monitoramento dos contatos próximos à criança.

O caso também está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina.

Sobre a Meningite

A Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, fungos, bactérias, protozoários e também por agentes não infecciosos. As meningites causadas por bactérias são muito graves e, se não forem tratadas a tempo, podem deixar sequelas graves e até levar à morte.

Sintomas

* dor de cabeça intensa

* febre

* manchas vermelhas

* vômito

* rigidez de nuca

Transmissão

Em geral a transmissão acontece pelo contato de pessoa a pessoa, por meio de secreções nasofaringe e contato próximo prolongado. É importante ressaltar que o compartilhamento de objetos pessoais, encontros casuais, convivência por curto período de tempo não configuram fatores de risco para a transmissão da Meningite.

Como prevenir

- Mantenha a Carteira de Vacinação das crianças e adultos em dia.

- Mantenha todos os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente: salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo.

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão.

- Evite transitar com crianças em ambientes fechados e mal ventilados.

- Em crianças menores de 1 ano, deve-se observar a presença de choro, irritabilidade e recusa de alimentos.

 - Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maior a chance de cura, evitando complicações.

Em caso de presença de alguns destes sintomas, como dores de cabeça, febre, rigidez na nuca, vômito e manchas vermelhas na pele, procure imediatamente uma unidade de saúde ou o hospital.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X